Terrina de bacalhau com molho de maçã

/5

APRESENTAÇÃO

Hoje começamos com um enigma: pode ser usado como uma entrada delicada mas também um gostoso segundo prato. É salgado mas com uma nota doce. É elegante na apresentação mas sua preparação é acessível a todos. Vocês entenderam do que estamos falando? Da terrina de bacalhau com molho de maçã! Esta receita é rica em interessantes contrastes: a salinidade do Como dessalgar o bacalhau é suavizada pela doçura das passas, a polpa desfiada do peixe contrasta com a crocância dos pinhões. E o que dizer do delicado molho de maçã como acompanhamento? Um verdadeiro must para tornar esta preparação ainda mais doce e intrigante! Apresente-a aos seus amigos no jantar: eles ficarão como… bacalhau!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma forma de 27x10cm
Bacalhau dessalgado 800 g
Gemas 2
Parmigiano Reggiano DOP 100 g - ralado
Salsa 5 g - picado
Pinhões 50 g
Uvas passas 80 g
Vinho branco 100 g
para o molho de maçã
Maçãs verdes 480 g
Açúcar 40 g
Gengibre fresco quanto baste
Água 60 g

Preparação

Para preparar a terrina de bacalhau com molho de maçã, comece enxaguando as passas em água corrente, depois coloque-as para reidratar em uma tigela com vinho branco 1: deixe assim por pelo menos 30 minutos. Em seguida, pegue o bacalhau dessalgado (se você tiver bacalhau salgado, siga nossa escola de culinária: Como dessalgar o bacalhau) e passe-o rapidamente sob um jato de água fria: então, seque bem 2. Retire a pele do peixe com a lâmina afiada de uma faca 3,

remova as espinhas 4 ajudando-se com uma pinça de cozinha e coloque-o no processador 5 para triturar. Transfira o bacalhau desfiado para uma tigela grande, à qual você adicionará as gemas batidas 6.

Adicione também o queijo ralado 7 e os pinhões 8. Depois, escorra as passas e reserve o vinho 9.

Adicione as passas aos outros ingredientes 10. Pique finamente a salsa bem enxaguada e seca 11 e adicione também na tigela 12.

Misture bem os ingredientes com um garfo para obter uma mistura homogênea 13. Agora unte uma forma de plumcake de 27x10 cm e 7 cm de altura e forre-a com papel manteiga 14: você pode cortar tiras de papel manteiga na espessura e comprimento do fundo e lado da forma, de modo que não haja espaços deixados descobertos. Transfira a mistura obtida 15, nivelando-a com uma espátula.

Polvilhe com o queijo ralado 16 e asse em forno estático pré-aquecido a 170°C por 50-55 minutos (se usar forno ventilado, bastará a 150°C por 40-45 minutos). Enquanto a terrina de bacalhau está no forno, dedique-se ao molho de maçã: corte-as ao meio 17 e descasque-as. Corte-as em fatias e depois em cubos 18.

Coloque-as em uma panela antiaderente e adicione o vinho branco que você usou para hidratar as passas 19: deixe evaporar em fogo médio. Quando o vinho tiver evaporado, descasque o gengibre com um descascador de legumes e rale a casca diretamente na panela 20. Cozinhe em fogo moderado por alguns minutos, depois adicione o açúcar 21.

Adicione também a água e deixe cozinhar por alguns minutos até que a água esteja quase totalmente absorvida 23. Continue mexendo para misturar os ingredientes e os sabores. As maçãs no final do cozimento devem estar bem cozidas e muito macias. Em seguida, transfira-as para um recipiente estreito e de bordas altas 24.

Bata-as com um mixer de imersão 25 e seu molho de maçã estará pronto. Enquanto isso, a terrina de bacalhau também estará pronta (você pode fazer o teste de cozimento com um palito) 26: desenforme-a virando em um prato de servir 27, tomando cuidado para soltar delicadamente também o papel manteiga.

Você pode decidir servir a terrina de bacalhau cortando algumas fatias 28 e colocando sobre elas e sobre a terrina o molho de maçã 29. Seu bacalhau com molho de maçã está agora pronto para ser servido e saboreado 30!

Conservação

Embora recomendemos consumir a terrina de bacalhau com molho de maçã recém-preparada, é possível conservar esta preparação na geladeira coberta com filme plástico por no máximo 1 dia.

Você também pode, se desejar, congelar a terrina de bacalhau uma vez cozida apenas se tiver usado ingredientes frescos e não descongelados. No entanto, recomendamos não congelar o molho de maçã.

Conselho

Como aromatizar esta mistura de sabores marcantes? Você pode substituir ou adicionar ao coentro o perfumado tomilho!

Curiosidade

Com o termo bacalhau nos referimos ao bacalhau do Atlântico. Este peixe pode ser conservado por salgação (e é chamado de "bacalhau") ou secagem (neste último caso é chamado de "stoccafisso"). Embora esta distinção seja obrigatória, em algumas regiões da Itália há confusão sobre o uso dos dois termos bacalhau e stoccafisso, que muitas vezes são usados de forma intercambiável.

Graças à sua versatilidade na cozinha e à facilidade de combinação com muitos ingredientes, o bacalhau é adequado para muitas preparações. Embora seja um ingrediente típico da cozinha pobre, existem muitas receitas regionais na Itália que o utilizam, e recentemente ele encontrou grande fama sendo elevado também ao uso nos menus de chefs estrelados.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.