Timbal de polenta e cotechino

/5

APRESENTAÇÃO

Pontual como todo final de ano, o cotechino com lentilhas é o protagonista indiscutível da ceia de Ano Novo, consumido como um sinal de boa sorte para os dias vindouros, como manda a tradição. Antes da meia-noite, uma prova deste prato é, portanto, obrigatória. Nos anos passados, sugerimos como servi-lo de forma criativa e saborosa com receitas inusitadas como os ninhos, as mil folhas e os raviolis. Todas as preparações em que lentilhas e cotechino foram deliciosamente revisitados. Este ano não será diferente e propomos um majestoso timbal de polenta e cotechino! Um prato único rico e saboroso, uma maneira refinada de apresentar com gosto uma preparação típica do último dia do ano. A polenta envolve um recheio cremoso e de sabores estimulantes para descobrir ao cortar a primeira fatia!

INGREDIENTES
Ingredientes para uma forma de 20 cm de diâmetro
Farinha instantânea para polenta 400 g
Cotechino pré-cozido 500 g
Tom 200 g
Água 800 g
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino 20 g
Alecrim 2 raminhos
Mostarda 1 colher - insuficiente
Pimenta preta quanto baste
Esmalte de vinagre balsâmico quanto baste

Preparação

Para realizar o timbal de polenta e cotechino será necessário um cotechino já cozido; se não tiver um à disposição, pode prepará-lo seguindo nossas instruções na receita do cotechino com lentilhas. Cuide então da preparação da polenta: em uma panela de borda alta, coloque a água, junto com o óleo e o sal 1, e aqueça bem. Adicione a farinha na panela aos poucos 2 e misture bem com uma colher de pau para evitar a formação de grumos 3.

Você deve obter uma polenta bastante densa 4. Coloque em uma tigela o cotechino já cozido e amasse com um garfo 5 para obter uma espécie de ragu, depois tempere com a mostarda, o alecrim picado 6

e a pimenta-do-reino 7. Misture para dar sabor e reserve 8. Corte o queijo tipo toma em cubos irregulares 9.

Unte uma forma de anel com diâmetro de 20 cm e altura de 8 cm, usando um pincel para untar bem toda a borda ondulada 10. Agora, coloque parte da polenta no fundo e nas bordas 11, pressionando com os dedos levemente umedecidos 12.

Depois de revestir toda a forma 13, recheie o interior com o cotechino e o queijo 14 e cubra com a polenta restante 15.

Pressione bem a superfície para que fique o mais uniforme possível 16, depois asse em forno estático pré-aquecido a 200°C por 30 minutos. Ao finalizar o cozimento, retire o timbal do forno 17 e deixe esfriar completamente, em seguida desenforme colocando-o em um prato de servir 18. Seu timbal de polenta e cotechino está pronto, você pode servi-lo fatiado e decorado com vinagre balsâmico a gosto.

Conservação

Conserve o timbal de polenta e cotechino na geladeira coberto com filme plástico e consuma em no máximo 2 dias.

Conselho

Este rico timbal de polenta pode ser recheado com qualquer tipo de sobra das festas: pernil, assado, legumes gratinados de todos os tipos. O mesmo vale para o queijo, que, dependendo das sobras que você tiver, pode ser substituído como preferir, lembrando que o importante é que seja um queijo de massa mole ou não muito curado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.