Torta Bertolina

/5

APRESENTAÇÃO

Seguir a sazonalidade dos produtos e valorizar os ingredientes de um território é uma prática louvável, que está se tornando um hábito cada vez mais difundido, especialmente em um país rico em variedades gastronômicas como o nosso. Queremos contribuir para este tipo de produção e consumo responsável, convidando você a preparar a torta Bertolina, um doce caseiro com protagonista uma uva que você encontrará apenas por algumas semanas em setembro e outubro: a uva fragola, também conhecida como "uva americana", porque foi introduzida no século XIX e hibridada com as videiras locais. É uma torta típica do território cremonense e cremasco e na cidade de Crema todos os anos, em meados de setembro, é dedicada a este doce perfumado uma festa, o "Festival da torta Bertolina". Enquanto isso, queremos oferecer a você um gostinho da nossa versão para fazer em casa! Deixe-se cativar pelo aroma e sabor rústico deste doce feito com poucos ingredientes, tornado saboroso justamente pela doçura da uva. Deixe-se surpreender pelas histórias que enriquecem ainda mais esta receita: lendas que envolvem a preparação original da torta Bertolina em um verdadeiro mistério!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma forma de 32 cm
Uvas morango 600 g
Farinha de milho fina 150 g
Farinha tipo 00 350 g
Açúcar 20 g
Fermento biológico fresco 15 g
Água 410 g
Sal fino 1 pitada
Azeite virgem extra 10 g - para untar a forma
para polvilhar
Açúcar 25 g

Preparação

Para preparar a torta Bertolina, comece peneirando a farinha de trigo e despeje-a em uma tigela grande 1, depois adicione também a farinha de milho fina e o fermento biológico fresco esfarelado com as mãos 2 e os 20 g de açúcar 3.

Misture os ingredientes 4 e comece a adicionar a água aos poucos 6 continuando a misturar com a espátula; adicione o sal 6.

Continue misturando na tigela e adicionando a água aos poucos até obter uma massa bem hidratada, semi líquida 8. Cubra com filme plástico 9 e deixe crescer por cerca de 1 hora a uma temperatura de 27-28 °C (mesmo o forno desligado com a luz acesa será suficiente).

Enquanto isso, pegue a uva fragola e retire os bagos das hastes 10; depois enxágue-a cuidadosamente sob água corrente 11, escorra em um pano limpo 12 e seque-a suavemente para não romper os bagos.

Após o tempo de crescimento da massa, pegue-a novamente 13, retire o filme plástico 14 e adicione os bagos de uva fragola à massa 15

e misture delicadamente com a espátula 16 para que os bagos se incorporem à massa sem romper. Cubra novamente com filme plástico 17 e deixe crescer novamente no forno desligado com a luz acesa por cerca de 45 minutos. Unte uma forma de 32 cm de diâmetro 18 e ligue o forno a 180 °C para pré-aquecê-lo antes de assar a torta.

Após o tempo de crescimento, pegue a massa novamente 19 e despeje-a na forma 20, depois distribua-a com a ajuda de uma espátula 21:

Nesse ponto, você pode polvilhar com 25 g de açúcar granulado 22 e sua torta Bertolina estará pronta para ser assada 23 em forno pré-aquecido a 180 °C por 50 minutos. Uma vez assada 24 retire a torta Bertolina do forno, deixe amornar e sirva-a diretamente fatiando-a na forma!

Conservação

A torta Bertolina pode ser conservada coberta com uma cúpula de vidro por 2-3 dias à temperatura ambiente.

Pode ser congelada uma vez assada e completamente resfriada.

 

Conselho

Se preferir, você pode aromatizar a massa com raspas de cítricos ou sementes de uma fava de baunilha.

Curiosidade

As lendas sobre as origens deste doce se perdem na noite dos tempos. O nome derivaria do ambiente rural, inspirado nos nomes de um pai e filho camponeses: Bertoldo e Bertoldino. Outra lenda, no entanto, faria remontar a origem desta torta a duas irmãs de Trescore Cremasco, apelidadas de "Benedète", com as quais ninguém queria se casar. Assim, as duas irmãs, para viver dignamente mesmo não sendo casadas, abriram uma padaria onde faziam pão e docinhos caseiros, entre eles a Torta Bertolina. A torta, ao que parece, agradou muito, tanto que muitos começaram a ir até as duas irmãs pedindo-lhes as receitas. No entanto, elas nunca as revelaram, fazendo deste segredo sua fortuna.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.