Torta de Rosas

/5

APRESENTAÇÃO

A torta das rosas é uma sobremesa típica da tradição culinária de Mântua. Suas origens históricas remontam ao final do século XV, quando a torta das rosas foi criada por ocasião do casamento entre Francisco II de Gonzaga e Isabel D'Este. Foi tão apreciada por todos os nobres da época que, a partir de então, passou a fazer parte da cultura gastronômica de Mântua e ainda hoje é refeita segundo a antiga receita. A torta das rosas é feita com uma massa brioche fermentada, enriquecida com um recheio farto de manteiga e açúcar, que é enrolada, assumindo a característica forma de um cesto de botões de rosa que dá nome a esta deliciosa sobremesa.
Um presente saboroso para oferecer em ocasião do Dia das Mães!

Experimente também outras deliciosas versões desta sobremesa:

  • Torta das rosas com maçãs
  • Torta das rosas com fermento natural
  • Torta salgada de rosas
  • Rosas de massa folhada

INGREDIENTES

Ingredientes para o fermento inicial
Farinha Manitoba 80 g
Leite inteiro 50 g
Fermento biológico fresco 5 g
Manteiga 10 g - frio
Para a massa (para uma forma de 22 cm)
Farinha Manitoba 450 g
Açúcar 80 g
Manteiga 100 g - frio
Fermento biológico fresco 15 g
Ovos 120 g - (2 médias)
Leite inteiro 190 g
Sal fino 5 g
Para o recheio
Manteiga 70 g
Açúcar 150 g
Para pincelar antes de assar
Gemas 1
Creme de leite fresco líquido 20 g
Para polir depois de assar
Água 100 g
Açúcar 100 g

Preparo

Para preparar a torta de rosas, comece preparando o fermento inicial, coloque em uma tigela a farinha 1, o fermento esfarelado 2 e a manteiga 3.

Adicione também o leite 4 e misture com uma colher 5 até obter uma mistura homogênea 6.

Sove um pouco sobre a bancada 7, depois faça uma bolinha e deixe-a crescer na tigela coberta com filme plástico 8 em temperatura ambiente por 45/60 min, ou até que dobre de volume 9.

Passado o tempo necessário, coloque na batedeira equipada com gancho o fermento inicial, a farinha 10 e o fermento biológico esfarelado 11 e comece a amassar em velocidade média. Adicione também o leite 12.

Trabalhe até que a mistura fique homogênea 13. Neste ponto, adicione o açúcar 14 e deixe-o ser absorvido completamente. Aumente a velocidade e adicione um ovo 15; quando a massa o tiver absorvido, adicione o segundo.

Continue a trabalhar a mistura até que fique bem integrada 16. Agora, com a batedeira em funcionamento, comece a colocar a manteiga em cubos, amolecendo-a com os dedos enquanto a adiciona 17. Adicione um pedaço de manteiga por vez, sem pressa, até que a massa fique lisa e bem incorporada 18.

Adicione o sal 19 e continue amassando em velocidade baixa por mais 5 minutos. Em seguida, transfira a massa para a bancada de trabalho 20 e dê-lhe uma forma esférica 21.

Coloque a massa em uma tigela, cubra com filme plástico 22 por cerca de 2 horas ou até dobrar de volume. Enquanto isso, em uma tigela, prepare o recheio. Amoleça a manteiga com uma espátula 23 e adicione o açúcar 24.

Misture bem e reserve 25. Se a temperatura não estiver muito alta, você pode deixar a mistura em temperatura ambiente, caso contrário, coloque na geladeira. Prepare também a calda que servirá para dar brilho ao doce. Em uma panela, coloque a água e o açúcar 28. Leve à fervura e, quando o açúcar estiver completamente dissolvido, desligue o fogo. Deixe esfriar.

Quando a massa estiver bem fermentada 28, transfira-a para uma superfície ligeiramente enfarinhada e achate-a com as mãos 29. Agora, usando um rolo, abra a massa 30.

Você deverá obter um retângulo de aproximadamente 50x30cm 31. Usando uma espátula, transfira a mistura de manteiga para o centro 32 e espalhe por toda a superfície 33.

Levante a massa do lado voltado para você 34 e enrole no lado mais longo 35. Depois de formar o rolo, corte uma primeira fatia com espessura de 8 cm 36.

Corte outras 6 fatias ligeiramente menores, de cerca de 6-7 cm. Coloque-as em uma forma de 22 cm de diâmetro previamente untada, com o corte voltado para cima. A fatia de 8 cm deve ser colocada no centro da forma 38, enquanto as outras 6 podem ser dispostas ao redor 39. Haverá espaços vazios entre as rosas, não se preocupe, é normal, eles se preencherão durante a fermentação. Cubra com filme plástico e deixe crescer por mais uma hora.

Após o tempo de fermentação, em uma tigela, bata juntos a gema e o creme de leite 40. Pegue sua torta, você notará que não haverá mais espaços entre as rosas e que elas terão dobrado de tamanho. Pincele o doce com o composto de gema e creme 41 até cobri-lo completamente 42.

Asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 10 min. Em seguida, abaixe o forno para 160 graus e continue assando por 30 minutos. A torta estará pronta quando as rosas estiverem bem douradas. Retire do forno 43 e pincele com a calda previamente preparada 44. Deixe amornar por cerca de 30 minutos e aproveite ainda quente, mas não escaldante, para apreciar todo o seu aroma 45!

Conservação

Conserve a torta das rosas sob uma cúpula de vidro por no máximo 2-3 dias.

Dica

Você pode enriquecer a torta das rosas com uma camada fina de geleia.

Você pode aromatizar a mistura de manteiga usada para o recheio com uma vagem de baunilha.

Se quiser preparar a sobremesa com antecedência, recomendamos aquecê-la no forno a 100° por 6-7 minutos antes de servir.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.