Torta Elvezia

/5

APRESENTAÇÃO

Era o final dos anos 1700 quando os confeiteiros suíços Putscher do cantão alemão decidiram se mudar para Mantova, influenciando a culinária local com várias preparações. Uma delas é um doce suíço, dedicado à Suíça: a torta Elvécia, ou Helvetia, uma sobremesa muito impressionante que reúne 3 das bases mais importantes da confeitaria: a dacquoise, a massa de biscoito à francesa, o zabaione dourado e saboroso e o suntuoso creme de manteiga de cacau. A torta Elvécia dança harmonicamente na boca como se fosse uma valsa. A combinação de sabores, o jogo de texturas e o seu aspecto simples e refinado caracterizam este doce. Estamos prontos a apostar que ao falar de Mantova você teria jurado que os doces mais famosos são apenas a sbrisolona e a torta delle rose. Pois bem, você terá que mudar de ideia porque esta receita merece certamente ser listada entre as mais importantes e famosas da cidade.
Ficou curioso com esta torta de coração suíço mas nascida na Itália? Só resta ir para a cozinha e preparar a torta Elvécia com as nossas dicas!

INGREDIENTES

Ingredientes para o dacquoise
Farinha de amêndoas 250 g
Açúcar de confeiteiro 250 g
Claras 100 g
para o zabaione
Gemas 35 g
Açúcar 30 g
Vinho branco 30 g - parado
para o creme de manteiga
Manteiga 200 g
Açúcar de confeiteiro 70 g
Cacau em pó amargo 15 g
para decorar
Açúcar de confeiteiro quanto baste
Amêndoas granuladas quanto baste

Preparo

Para preparar a torta Elvécia, comece pelo zabaione. Em uma tigela, coloque as gemas e o açúcar 1, ligue a batedeira e bata até obter uma mistura clara e espumosa 2. Em seguida, adicione o vinho branco 3

e continue a bater por 1 minuto. Transfira a tigela para uma panela em banho-maria: é importante que a água já esteja quente, não fervendo 4. Continue batendo 5 até que a mistura fique volumosa e firme. Retire da panela e deixe esfriar 6.

Proceda com a base do doce: a dacquoise. Em uma batedeira planetária, coloque as claras em temperatura ambiente e um pouco do açúcar de confeiteiro 7, ligue o batedor adicionando o açúcar aos poucos 8 e bata até que a mistura esteja bem montada 9.

Desligue e retire o batedor do robô, depois adicione a farinha de amêndoas 10. Misture delicadamente, com movimentos de baixo para cima, para que a farinha se incorpore sem desmontar a mistura 11. Transfira tudo para um saco de confeitar com bico liso de 5 mm 12.

Desenhe em um papel manteiga previamente colocado na assadeira e forme 3 discos de 18 centímetros (é provável que só caibam dois, então o último disco terá que ser assado posteriormente) 13.
Os discos 14 assam em forno estático, já aquecido a 160°C, por cerca de 15 minutos. Uma vez assados, deixe esfriar completamente 15.

Enquanto isso, prepare o creme de manteiga de cacau. Em uma tigela, coloque a manteiga em temperatura ambiente e bem macia, adicione o açúcar de confeiteiro 16 e o cacau 17, ligue a batedeira por alguns minutos ou até que tenha obtido um creme aveludado e sem grumos 18.

Montagem e decoração

Uma vez pronto o creme, coloque-o em um saco de confeitar sem bico 19. Agora só resta montar a torta Elvécia. Coloque em um prato um papel manteiga e sobre ele o primeiro disco de dacquoise 20 e esprema 2/3 do creme de manteiga de cacau 21.

Depois, coloque o segundo disco de dacquoise 22 e por cima distribua o zabaione 23, espalhando bem com as costas da colher 24.

Cubra com o último disco 25 e finalize a borda da torta com o restante do creme de manteiga de cacau: ajude-se com uma espátula 26. Por fim, cubra o creme com a granola de amêndoas criando assim uma decoração 27.

Polvilhe a superfície com o açúcar de confeiteiro 28 e sua torta Elvécia está pronta para ser saboreada: só falta fatiá-la (29-30).

Conservação

A torta Elvécia se conserva por 2 dias na geladeira mantida coberta por uma cúpula de vidro.
A dacquoise se conserva em um local fresco por alguns dias.
Se preferir, pode preparar antecipadamente o zabaione e/ou o creme de manteiga, conservando-os na geladeira por até dois dias.
Não é recomendada a congelação.

Conselho

A torta Elvécia é um doce tradicional, portanto, todas as exceções podem fazer os puristas estremecerem, mas ainda queremos tentar você com algumas deliciosas variações! Comecemos pela base, a dacquoise: em vez de usar apenas a farinha de amêndoas, você pode criar uma mistura com a farinha de avelãs, ou usar apenas esta última, para obter discos ainda mais saborosos! Além disso, você pode polvilhar a superfície do doce com uma mistura de açúcar de confeiteiro e cacau em pó, para ter um efeito visual e também em termos de sabor muito mais interessante.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.