Torta salgada de tomate com stracciatella

/5

APRESENTAÇÃO

Tomate e stracciatella: o que é mais gostoso e fresco com a chegada do verão? Seja o simples Molho de tomate, sejam secos no azeite ou Tarte de tomates caramelizados, os tomates sempre oferecem um sabor intenso. Nesta receita, escolhemos a variedade suculenta "cuore di bue" e pensamos em preparar uma saborosa torta salgada de tomate com stracciatella! A originalidade é também dada pela combinação no recheio com a stracciatella, um queijo fresco em filamentos de mozzarella e creme de leite, em uma união fresca e irresistível. O invólucro crocante e saboroso da massa brisée de tomate envolve o recheio macio de stracciatella, que equilibra bem o sabor agridoce dos tomates caramelizados. Esta torta salgada é ideal para servir nos dias mais quentes como um prato rico de sabor fresco. Experimente como segundo prato, servido após um delicioso prato de spaghetti aos três tomates para um menu onde reina indiscutivelmente o príncipe da cozinha italiana: o tomate!

INGREDIENTES

para uma forma com diâmetro de 25 cm
Concentrado triplo de tomate 35 g
Farinha tipo 00 200 g
Manteiga 100 g - (frio de geladeira)
Água 40 g - (fria)
para o recheio
Stracciatella 550 g
Tomates coração de boi 430 g
Açúcar mascavo 20 g
Manjericão quanto baste

Preparação

Para preparar a torta salgada de tomate com stracciatella, comece com a massa brisée. Pegue um processador e coloque a farinha, acrescente a manteiga fria do refrigerador cortada em pequenos pedaços 1 e ajuste o sal 2. Bata até obter uma mistura arenosa e farinosa. Pegue uma tigelinha, coloque o extrato de tomate e a água fria 3.

Então, misture até diluir completamente o extrato de tomate 4; despeje a mistura de farinha e manteiga em uma superfície de trabalho (ou em uma superfície de metal ou vidro, desde que esteja fria) e faça um buraco na parte central. Despeje o extrato 5 e amasse vigorosamente com as mãos 6.

Quando obter uma massa compacta, firme e bastante elástica, forme um bloco, envolva-o com filme plástico transparente 7 e deixe descansar na geladeira por pelo menos 40 minutos. Enquanto isso, prepare os tomates caramelizados. Lave bem os tomates em água corrente, depois corte-os em fatias com cerca de 2 cm de espessura 8 e disponha-os em uma assadeira forrada com papel manteiga, um ao lado do outro 9.

Polvilhe os tomates com açúcar mascavo 10 e leve ao forno na posição grill a 270° por 5-6 minutos. Depois, tire do forno e deixe esfriar 11. Enquanto isso, pegue o bloco de massa e, com a ajuda de um rolo, abra a massa brisée sobre uma superfície de trabalho levemente enfarinhada, obtendo uma espessura de 1 cm 12.

Pegue então uma forma de 25 cm de diâmetro, unte-a com manteiga e polvilhe com farinha. Enrole o disco de massa brisée de tomate no rolo e desenrole-o delicadamente na forma 13. Faça-o aderir bem ao fundo e às bordas da forma, exercendo uma leve pressão com os dedos nas bordas 14; com uma faca, corte as bordas excedentes da massa brisée 15.

Fure o fundo com os dentes de um garfo 16, depois prossiga com a Como fazer a cocção às cegas coloque uma folha de papel manteiga sobre a massa brisée e coloque acima esferas de cerâmica (ou leguminosas secas) 17. Asse em forno estático pré-aquecido a 200° por 25 minutos (não é recomendável usar a alternativa em forno ventilado). Uma vez pronta, retire do forno, deixe esfriar um pouco e retire as esferas, depois deixe esfriar na forma. Adicione a stracciatella 18, distribuindo uniformemente em toda a superfície da forma, ajudando-se com uma espátula para nivelar.

Disponha as fatias de tomate uma ao lado da outra em forma concêntrica até preencher totalmente a superfície da torta salgada 19; decore com algumas folhas de manjericão 20, por fim, saboreie a torta salgada de tomate com stracciatella 21!

Conservação

A massa brisée de tomate pode ser conservada por 2-3 dias coberta com filme plástico em temperatura ambiente. Não é recomendável congelar.

A torta salgada de tomate com stracciatella, uma vez recheada e assada, deve ser consumida imediatamente, no máximo em 2 ou 3 horas.

Não é recomendável congelar.

Conselho

Por que usar o triplo concentrado de tomate? Você pode utilizá-lo em pratos onde deseja realçar o sabor e a cor brilhante e viva do tomate.

Lembre-se de que a stracciatella tende a ser líquida: para uma consistência mais densa e compacta, basta deixá-la escorrer em uma peneira sobre uma tigelinha.

Ao servir a torta salgada de tomates, depois de cortá-la, use uma espátula para evitar que o recheio líquido escorra. O concentrado de tomate na massa, além de conferir o gosto acentuado do tomate à massa brisée, colore a massa para criar um alegre contraste de cores na sua torta salgada.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.