Tarte de tomates caramelizados

/5

APRESENTAÇÃO

Uma das iguarias da cozinha francesa é sem dúvida a tarte tatin, seja doce preparada com frutas frescas ou salgada com legumes da estação, levá-la à mesa é um sucesso garantido pelo seu sabor e também pelo seu efeito visual. Hoje apresentamos uma variação de verão com ingredientes simples de sabores mediterrâneos: a tarte de tomates caramelizados.
Uma crosta crocante de massa com queijo aromatizada com folhas de tomilho fresco que envolve um delicioso recheio de tomates caramelizados na frigideira e fatias de mussarela.
A tarte de tomates caramelizados é um prato delicioso e colorido que tornará seus menus de verão especiais!

Não perca também estas variações:

  • Torta salgada de tomate com stracciatella
  • Tatin de tomates e feta

 

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa (para uma forma de 30 cm)
Manteiga 150 g - frio de geladeira
Farinha tipo 00 250 g
Grana Padano DOP 75 g - para ralar
Açúcar 25 g
Gemas 2
Tomilho 1 raminho
Sal fino 1 pitada
Pimenta preta quanto baste
para o recheio
Tomates rama 4
Mozzarella 500 g
Orégano 2 raminhos
Tomilho 1 raminho
Açúcar mascavo 20 g
Mel 1 colherinha
Manteiga 20 g
Alho 1 dente
Orégano quanto baste - seco

Preparo

Para preparar a tarte de tomates caramelizados, comece pela preparação da massa salgada: coloque no processador com lâminas a farinha, o tomilho 1, o sal, o açúcar 2, o Grana ralado 3

e adicione a manteiga fria em pedaços 4. Acione o processador para obter uma mistura arenosa, coloque-a dentro de uma tigela, depois adicione as gemas 5 e então amasse tudo rapidamente com as mãos 6 até obter uma massa compacta e bastante elástica.

Forme um bloco e envolva-o em filme plástico 7, depois coloque-o na geladeira por pelo menos 30 minutos. Agora cuide do recheio: corte os tomates em fatias com cerca de 1 cm de espessura 8, da mesma forma, fatie a mussarela e deixe-a escorrer em uma peneira 9.

Derreta a manteiga na frigideira em fogo baixo, depois acrescente o orégano, o tomilho 10 e o alho e deixe dourar por alguns minutos para dar sabor, depois coloque os tomates na frigideira tentando não sobrepô-los excessivamente e doure-os em fogo alto; adicione o açúcar mascavo 11 e o mel. Caramelize os tomates por alguns minutos, virando-os apenas uma vez delicadamente para não quebrá-los, depois desligue o fogo e deixe-os esfriar um pouco 12.

Retome o bloco de massa salgada, transfira-o para uma superfície enfarinhada, com o rolo de massa estenda a massa não muito fina, cerca de 1 cm de espessura 13. Forre com papel manteiga, previamente umedecido e torcido, uma forma de torta com diâmetro de 30 cm; enrole a massa em um rolo de massa e desenrole-a sobre a forma para que não quebre 14. Pressione bem o fundo e as bordas da massa para aderir melhor à forma e com um cortador de massa liso elimine a borda em excesso 15.

Disponha em forma de raio as fatias de tomates mornos e as fatias de mussarela, alternando-as ligeiramente sobrepostas; comece pelas bordas até o centro (16-18) e termine distribuindo na superfície o orégano seco. Cozinhe a tarte em forno pré-aquecido estático a 180° por 40 minutos (ou forno ventilado a 160° por 30 minutos). Ao final da cocção, retire a tarte de tomates caramelizados do forno 18 e deixe-a esfriar antes de servir.

Conservação

Conserve a tarte de tomates caramelizados na geladeira por no máximo 3 dias. É possível congelar a massa e descongelá-la na geladeira quando necessário.

Conselho

Alternativamente à mussarela, você pode usar um queijo de cabra ou uma provola, de acordo com seus gostos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.