Tortelli de abóbora com manteiga e sálvia

/5

APRESENTAÇÃO

As mãos habilidosas das avós ainda fazem esses deliciosos lencinhos de massa de ovo com recheio doce: os Tortelli de abóbora, orgulho da tradição gastronômica de Mântua e apreciados também em outras partes da Itália, são um dos pratos típicos mais conhecidos. É comum consumi-los na véspera de Natal, mas também em outras épocas do ano quando bate aquela vontade de colocar a mão na massa! Não há passatempo melhor em família ou entre amigos durante os frios domingos de outono ou inverno: quem se encanta com o aroma da abóbora assada que se espalha pela cozinha, quem se diverte ao provar o recheio doce enquanto prepara a fina massa de ovo. Os tortelli de abóbora são realmente muito especiais: à doçura natural da abóbora junta-se o sabor ligeiramente picante da mostarda de Mântua, que dá ao prato seu típico sabor agridoce... inconfundível!

INGREDIENTES

Ingredientes para 40 tortelli
Farinha tipo 00 200 g
Ovos 104 g - (em temperatura ambiente)
Para o recheio
Abóbora Mantuana 500 g
Amaretti 160 g
Mostarda mantovana 170 g - de peras
Grana Padano DOP 65 g - (para ralar)
Ovos 52 g
Noz-moscada quanto baste - (para ralar)
Sal fino quanto baste
Para o tempero
Manteiga 120 g
Grana Padano DOP 60 g - (para ralar)
Sálvia 8 folhas
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os tortelli de abóbora, comece pelo recheio, que deve descansar na geladeira por pelo menos uma noite inteira ou, melhor ainda, por 24 horas, para que os sabores se misturem. Pegue a abóbora e divida-a em partes 1 para remover mais facilmente as sementes e os fios internos 2. Em seguida, corte em fatias 3

e coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga 4: asse em forno estático pré-aquecido a 220° por cerca de 20 minutos (se for forno ventilado, a 200° por cerca de 10 minutos). Verifique de tempos em tempos o cozimento, espetando a polpa com os dentes de um garfo: a abóbora deve estar macia, mas não queimada. Enquanto a abóbora cozinha, coloque os biscoitos amaretti em uma tigela e esfarele-os com as mãos (5-6).

Pique a mostarda de pêra (ou marmelo) de Mântua com uma faca 7. Você também pode usar um moedor de carne se preferir um resultado mais fino. Assim que a abóbora estiver cozida, deixe esfriar no forno desligado, para que seque e perca o máximo de água possível. Em seguida, retire a polpa cozida com a ajuda de uma colher de sorvete ou uma colher 8 e passe-a por um espremedor de batatas 9, coletando-a em uma tigela pequena.

Depois, adicione à abóbora a mostarda 10 e os biscoitos amaretti esfarelados 11, misture com uma espátula 12

e adicione também o queijo ralado 13, misture bem e adicione também o ovo 14. Depois que o ovo for incorporado ao recheio, adicione sal a gosto e tempere com noz-moscada 15. Cubra com filme plástico e coloque na geladeira para descansar por toda a noite, ou melhor ainda, por 24 horas.

No dia seguinte, prepare a massa fresca: peneire a farinha em uma tigela bem grande 16 ou em uma superfície de trabalho, depois adicione os ovos em temperatura ambiente, batidos rapidamente com um garfo 17, e misture os ingredientes à mão até obter uma massa macia e não pegajosa 18. Se a massa ainda estiver pegajosa (pode depender do grau de absorção da farinha utilizada), adicione um pouco mais de farinha sem exagerar; se, ao contrário, a massa estiver seca, você pode umedecê-la adicionando um pouco de água em temperatura ambiente. É importante também respeitar a quantidade de ovos indicada, para obter uma consistência perfeita da massa de ovo.

Dê à massa uma forma esférica 19 e envolva-a em filme plástico. Deixe descansar em temperatura ambiente, em local fresco, por pelo menos 30 minutos. Passado o tempo necessário, pegue a massa novamente e divida-a em pelo menos duas partes (conforme você trabalha, mantenha coberta com filme plástico a parte da massa que ainda não será trabalhada); com a máquina de abrir massa ou com um rolo, estenda cada pedaço de massa até obter retângulos com cerca de 2 mm de espessura (20-21).

Estenda a massa aberta em uma superfície de trabalho levemente enfarinhada, nivele a massa com um cortador para obter uma tira larga de 9 centímetros e coloque sobre ela montinhos de recheio (cerca de 15 g) na parte superior da tira (deixando pelo menos 1 cm da borda) espaçando alguns centímetros entre cada montinho ao longo de toda a tira de massa fresca 22. Dobre a tira de massa fresca para cobrir o recheio (23-24): se a massa estiver um pouco seca, você pode pincelá-la levemente com um pouco de água.

Pressione entre os espaços entre os montinhos de recheio para aderir as bordas da massa 25, antes de cortar os tortelli com uma roda cortadora dentada 26: a forma e as dimensões dos tortelli podem variar conforme gostos e tradições. Nós obtivemos retângulos de 4,5x6 cm. À medida que fizer os tortelli, coloque-os em uma bandeja forrada com papel ou pano de cozinha seco levemente enfarinhado 27. Continue assim até terminar a massa fresca e o recheio: ao final, você obterá cerca de 40 tortelli.

Em seguida, coloque no fogo uma panela grande com água salgada a gosto. Em seguida, prepare o tempero derretendo em uma frigideira bem ampla a manteiga com a sálvia e adicione sal levemente e desligue o fogo quando estiver completamente derretido, tomando cuidado para não queimar. Quando a água ferver, mergulhe os tortelli de abóbora para cozinhá-los 28: bastarão 3-4 minutos. Em seguida, escorra-os com uma escumadeira 29 diretamente na panela com a manteiga já derretida e a sálvia 30.

Tempere com o queijo ralado 31 misturando delicadamente os tortelli 32 e, se preferir, aromatize com pimenta moída e sirva 33: seus tortelli estão prontos para serem saboreados!

Conservação

Recomenda-se consumir os tortelli de abóbora assim que estiverem prontos e temperados, bem quentes. Se sobrar, você pode guardá-los na geladeira por no máximo 1 dia. Os tortelli de abóbora podem ser congelados crus em uma bandeja e, uma vez endurecidos, podem ser transferidos para um saco de gelo. Neste caso, quando for cozinhá-los, você pode cozinhá-los congelados, poucos de cada vez, para não correr o risco de baixar demais a temperatura da água.

Conselho

Se preferir um recheio ligeiramente menos doce, pode usar um queijo mais maturado para ralar no recheio ou ajustar mais o sal.

Nós temperamos os tortelli de abóbora com manteiga e sálvia, mas você pode servi-los com um molho de linguiça ou um molho de tomate (desde que sejam muito delicados, caso contrário, corre-se o risco de comprometer o sabor).

Se você gosta de pratos únicos, combine-os com vegetais sazonais cozidos.

Proponha os tortelli de abóbora como um primeiro prato vegetariano de Natal!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.