Tortinha de batata com salada de alcachofra

/5

APRESENTAÇÃO

Uma entrada refinada, de sabor envolvente e delicado: são as tortinhas de batata com salada de alcachofras que escondem um coração derretido de queijo Tilsit e Pecorino. Ideais para começar um jantar, talvez para os seus amigos vegetarianos. Para refrescar o paladar e acompanhar as tortinhas, uma cama de tenros corações de alcachofra cortados em julienne servidos como uma salada crocante. E como toque final? Deliciosas lascas de Parmigiano Reggiano para tornar as tortinhas de batata com salada de alcachofras ainda mais convidativas!

INGREDIENTES

Ingredientes para 6 tortinhas
Batatas 1 kg
Tilsit 100 g
Queijo pecorino 70 g - para ralar
Leite inteiro 100 ml
Ovos 2
Cebolinha verde 6 fios
Sal fino 1 pitada
Pimenta preta quanto baste
Noz-moscada quanto baste
Para a salada de alcachofra
Alcachofras 6
Suco de limão 1
Sal fino 1 pitada
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para decorar
Parmigiano Reggiano DOP quanto baste - em lascas

Preparo

Para preparar a tortinha de batata com salada de alcachofras, comece colocando as batatas para ferver 1: cozinhe-as até que consiga perfurá-las com um garfo (para abreviar o tempo de cozimento, você pode usar a panela de pressão). Uma vez cozidas, escorra-as e deixe esfriar um pouco. Então, amasse-as com um espremedor de batatas colocando-as em uma tigela 2; separe as claras das gemas e adicione estas últimas às batatas 3, misturando com uma colher de pau para que sejam absorvidas.

Pegue o queijo Tilsit e corte-o em cubinhos 4, depois adicione-o à tigela com as batatas 5. Adicione também o Pecorino, depois o leite morno em fio 6,

sal e pimenta a gosto e a cebolinha picada 7. Rale também a noz-moscada para aromatizar a mistura 8. Em uma tigelinha à parte, bata as claras em neve com uma batedeira elétrica 9,

até que fiquem brancas, firmes e espumosas 10. Incorpore-as delicadamente à mistura de batata 11 e misture com uma espátula de cima para baixo para não desmontar 12.

Uma vez que você tiver incorporado também as claras, pegue 6 formas com capacidade de 160 ml cada; unte-as com manteiga e forre com papel manteiga, então divida a mistura em seis partes iguais, enchendo as formas até a borda 13. Coloque as formas em uma assadeira de bordas altas e encha-a com água quente (mas não fervente) até 3/4 14, para fazer o cozimento em banho-maria no forno: desta forma será criada a umidade adequada para que as tortinhas permaneçam macias e não ressequem demais durante o cozimento. Asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por 1 hora (se for forno ventilado a 160°C por 50 minutos). Enquanto isso, prepare a salada de alcachofras: limpe as alcachofras cortando a parte superior mais pontiaguda e descasque-as até chegar nas folhas mais tenras 15.

Então, limpe também o caule eliminando a parte mais externa e mergulhe as alcachofras limpas em uma tigela com água e limão para que não escureçam 16. Neste ponto, corte as alcachofras ao meio e com uma faquinha elimine a penugem interna 17, depois corte-as em julienne 18

e regue-as com um fio de azeite 19; você pode temperar a gosto com sal e pimenta para dar mais sabor. Distribua a salada de alcachofras em um prato de servir 20. Uma vez que as tortinhas de batata estiverem assadas, retire-as do forno 21 e deixe esfriar um pouco.

Desenforme a tortinha de batata no centro 22, pegue o Parmigiano Reggiano e faça lascas 23 para distribuir por cima e ao redor da tortinha de batata com salada de alcachofras 24!

Conservação

Conserve as tortinhas na geladeira em um recipiente hermético por 1 dia. Você pode aquecê-las levemente no micro-ondas ou no forno antes de servir.
Você pode congelar as tortinhas se tiver usado ingredientes frescos não descongelados.

Conselho

Se preferir, você pode aromatizar as tortinhas com alecrim picado, sálvia ou manjerona no lugar da cebolinha!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.