Tortinhas de enkir com batatas e chicória

/5

APRESENTAÇÃO

As tortinhas de enkir com batatas e chicória são uma entrada saborosa e muito original. Esta receita remete aos sabores de antigamente e a ingredientes simples que não são muito utilizados hoje em dia. O enkir, ou melhor conhecido como trigo monococo, é talvez o cereal mais antigo cultivado pelo homem; sua particularidade é que as espigas geralmente contêm apenas um grão, por isso também é chamado de monococco. Outro ingrediente usado na receita é justamente a chicória selvagem, um alimento quase esquecido que, assim como a urtiga, cresce nas margens das estradas e em terrenos baldios. O sabor ligeiramente amargo da chicória é contrastado pelo gosto doce das batatas e pelo aroma das sementes de funcho, envoltos em uma crocante massa brisè, feita com farinha de enkir. Cada mordida dessas tortinhas com batatas e chicória liberará sabores delicados e muito aromáticos!
Experimente também com a catalogna na frigideira!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa brisè de chicória selvagem
Farinha Enkir 220 g
Chicória 100 g - selvagem
Manteiga 100 g
Água 45 ml
Sal fino 1 pitada
para o recheio
Batatas 700 g
Chicória 300 g - selvagem
Leite inteiro 130 ml
Sementes de erva-doce 1 pitada
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar as tortinhas de enkir com batatas e chicória, comece fazendo a massa brisè com a farinha de enkir e a chicória selvagem. Primeiro, cozinhe a chicória selvagem em uma frigideira com um fio de azeite 1, por alguns minutos, mexendo de vez em quando 2, até que murche, mas não esteja totalmente seca 3. Em seguida, deixe esfriar completamente.

Enquanto isso, peneire a farinha de enkir 4 e coloque-a em um processador junto com a manteiga fria cortada em pedaços 5 e uma pitada de sal. Ligue o processador e deixe formar uma textura de areia, o composto não deve se juntar, mas sim resultar em uma mistura granulosa, como se fosse areia 6.

Nesse ponto, bata com um mixer de imersão a chicória selvagem 7, adicionando a água lentamente 8 até obter um creme finíssimo e líquido 9.

Então, coloque o composto arenoso em uma superfície e adicione o creme de chicória 10. Comece a amassar com as mãos 11 até obter uma massa lisa e compacta 12. Envolva em filme plástico e deixe firmar na geladeira por cerca de 30 minutos.

Enquanto isso, comece a preparar o recheio para as tortinhas de enkir. Cozinhe as batatas em abundante água 13, descasque-as e amasse-as ainda quentes dentro de uma tigela 14. Adicione aos poucos o leite, que você aqueceu levemente 15, e misture com uma colher de pau até obter um composto liso.

Tempere com sal, pimenta 16 e sementes de funcho 17, deixando uma parte delas para a decoração final. Misture novamente e coloque tudo em um saco de confeitar com bico liso. À parte, em uma frigideira, doure um dente de alho cortado ao meio e adicione as outras chicórias. Deixe apurar bem, deixe evaporar toda a água de vegetação, retire o alho, desligue o fogo e reserve 18.

Passados os 30 minutos, você pode esticar a massa brisè até obter uma folha de cerca de 2-3 mm 19. Dela, corte discos com um aro de 11 cm de diâmetro 20. Pegue uma forma de tortinhas (com diâmetro de 8,5 cm) e use os discos recém-cortados para forrá-la 21.

Coloque um quadrado de papel manteiga sobre as tortinhas e cubra-as com esferas de cerâmica adequadas para cozimento às cegas 22. Asse as cascas das tortinhas em forno estático pré-aquecido a 180° por 25 minutos (em forno ventilado a 160° por 15/20 minutos). Após esse tempo, retire as esferas de cerâmica 23 e continue o cozimento por mais dez minutos. Uma vez cozidas, tire as cascas das tortinhas do forno e deixe esfriar sobre uma grelha 24.

Nesse ponto, tudo está pronto! Resta apenas montar suas tortinhas de enkir com batatas e chicória selvagem. Recheie cada casca com o creme de batatas e funcho, fazendo círculos concêntricos para obter um recheio uniforme 25. Finalmente, com um garfo, pegue um pouco de chicória, como se fossem espaguetes, e posicione no centro da tortinha como se fosse um ninho 26. Finalize as tortinhas com algumas sementes de funcho e sirva 27.

Conservação

Seria melhor consumir as tortinhas de enkir com batatas e chicória no mesmo dia. Alternativamente, podem ser armazenadas na geladeira por no máximo um dia.

Conselho

Para uma excelente massa brisè, todos os ingredientes devem estar muito frios, especialmente a manteiga e a água. Em alternativa às esferas de cerâmica, você pode usar leguminosas secas que serão usadas apenas para o cozimento às cegas. Esse tipo de cozimento evita que a massa inche durante o cozimento, garantindo uma bela casca lisa, plana e uniforme.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.