Vin gelée

/5

APRESENTAÇÃO

Quem disse que o vin brûlé só pode ser apreciado no inverno?
Nesta receita, nós do GialloZafferano propomos uma versão alternativa para uma sobremesa original de colher: o vin gelée. Uma pequena delícia para servir aos seus convidados como uma sobremesa leve e perfumada, um doce natalino em porção individual que encapsula todos os aromas.
O vin gelée irá conquistar o paladar com um rico buquê de especiarias: canela, cravo-da-índia, anis, noz-moscada e os tons mais cítricos da casca de laranja e limão.
Estes são os sabores adicionados ao vinho enquanto cozinha na panela, para enriquecê-lo com todos os aromas. O vinho assim perfumado e cozido é então filtrado e transformado em uma gelatina suave e aromática para ser saboreada de colher.
Você poderá escolher dar aos seus vin gelée formas mais peculiares e divertidas para trazer à mesa esta sobremesa fresca e surpreendente!

INGREDIENTES
Ingredientes para 8 forminhas de 70 ml cada
Vinho tinto 1 l - encorpado
Açúcar 200 g
Limões 1 - não tratado
Laranjas 1 - não tratada
Noz-moscada ½ - para ralar
Cravos-da-índia 5
Canela em pau 2
Anis estrelado 2
Gelatina em folhas 15 g

Preparação

Para preparar o vin gelée, comece pela gelatina que dará a consistência à sobremesa. Em uma tigela, coloque as folhas de gelatina para amolecer em água fria por 10 minutos 1. Em seguida, descasque os cítricos com a ajuda de um descascador ou uma faquinha, tentando retirar apenas a parte externa da casca, não a parte branca 2. Em uma frigideira grande, coloque o açúcar 3 (você já pode colocá-la no fogão, mas mantenha-o desligado).

Então adicione as cascas dos cítricos que você retirou 4. Depois adicione os paus de canela e os cravos-da-índia 5. Coloque o anis-estrelado e rale meia noz-moscada diretamente na frigideira 6.

Neste ponto, despeje o vinho tinto 7 e acenda o fogo baixo; misture com uma colher de pau 8 e cozinhe por 10 minutos até ferver. Então desligue o fogo e coe o vinho cozido com uma peneira fina para recolhê-lo em uma tigela grande 9.

Deixe escorrer bem o líquido da peneira que reteve as especiarias e as cascas dos cítricos usadas na cocção 10; deixe a mistura amornar 11. Em seguida, pegue as folhas de gelatina que ficaram de molho, esprema-as cuidadosamente e coloque-as no vinho amornado 12.

Misture para dissolver a gelatina 13. Quando estiver completamente dissolvida, com a ajuda de uma colher, despeje a mistura nas forminhas adequadas com capacidade de 70 ml cada 14, enchendo-as quase até a borda 15.

Agora coloque as forminhas na geladeira por pelo menos 3 horas para que a mistura endureça. Passado o tempo necessário, retire as forminhas do refrigerador e, antes de desenformá-las, mergulhe-as uma a uma em uma panelinha com água fervente por alguns instantes para desenformá-las mais facilmente 16. Em seguida, vire-as sobre um pratinho de sobremesa e retire a forma delicadamente 17. Você também pode optar por apresentar as gelatinas de vin gelée juntas em um prato de servir maior e decorá-las com tirinhas de casca de limão 18!

Conservação

O vin gelée pode ser armazenado na geladeira por no máximo 3-4 dias.
Você pode congelá-lo e depois descongelá-lo na geladeira na noite anterior ao consumo.

Dica

Todos os vinhos são bons para o vin gelée, assim como todas as guarnições! Por exemplo, você poderia servi-lo com um pouco de chantilly ou com uma porção de pedaços de fruta fresca!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.