Zuccotto de berinjela

- Energía Kcal 575
- Carboidratos g 30.6
- dos quais açúcares g 5.9
- Proteína g 8.2
- Gorduras g 46.7
- das quais gorduras saturadas g 9.67
- Fibra g 4.7
- Colesterol mg 7
- Sódio mg 3380
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 45 min
- Porção: 8
- Custo: Baixo
- Notas + 2 horas para escorrer a berinjela e 2 horas de descanso na geladeira
APRESENTAÇÃO
O zuccotto de berinjela é um prato muito especial, certamente muito bonito de se ver, inspirado na forma do zuccotto doce. Sabe-se que as berinjelas são um pilar da culinária siciliana, nesta receita você encontra muitos dos sabores sicilianos. A maioria dos ingredientes são os mesmos que se encontram na parmigiana de berinjela, mas são montados de maneira diferente, embora liberem os mesmos aromas. A apresentação original é em grande parte devida ao molde com o qual o zuccotto é feito, um molde côncavo geralmente em alumínio que também é utilizado para a preparação de muitos semifrios. Sirva seu zuccotto de berinjela como entrada, ou como acompanhamento talvez acompanhado de fatias de pão torrado e surpreenda seus convidados com este prato de verão realmente impressionante!
INGREDIENTES
- Ingredientes para um zuccotto de 16 cm
- Berinjelas 1 kg
- Sal grosso 60 g -
- Farinha tipo 00 200 g -
- para o molho de tomate
- Tomates pelados 500 g -
- Alho 1 dente
- Manjericão 10 folhas -
- Azeite virgem extra 30 g -
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste -
- para enriquecer
- Queijo pecorino 30 g - ralado
- Parmigiano Reggiano DOP 30 g - ralado
- Farinha de rosca 60 g
- Azeite virgem extra 20 g -
- Manjericão 5 folhas
- para fritar
- Óleo de amendoim 1 l
Preparo

Para preparar o zuccotto de berinjela, comece preparando as berinjelas. Lave bem as berinjelas 1, corte as pontas e fatie-as no sentido do comprimento 2, depois corte em cubos pequenos, de cerca de 2 cm 3.

Coloque os cubos de berinjela em um escorredor em camadas 4, alternando com punhados de sal grosso 5. Em seguida, coloque um prato por cima e ainda um peso 6 por cerca de 2 horas, para que as berinjelas liberem a água de vegetação e percam o sabor amargo.

Nesse ponto, comece a preparar o molho. Em uma panela grande, doure o dente de alho cortado pela metade 7, depois adicione os tomates pelados 8, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por 30 minutos, cobrindo com uma tampa 9 e mexendo de vez em quando.

Uma vez que as berinjelas tenham perdido sua água de vegetação 10, enxágue-as sob água corrente para eliminar todo o excesso de sal 11 e seque-as com um pano de cozinha 12.

Então, enfarinhe os cubos de berinjela e passe-os por uma peneira para eliminar o excesso de farinha 13. Aqueça o óleo até atingir a temperatura de 170°, depois frite as berinjelas enfarinhadas aos poucos, até ficarem douradas 14. Escorra com uma escumadeira e coloque-as em um prato coberto com papel toalha 15, para retirar todo o excesso de óleo.

Continue assim até terminar todas as berinjelas. À parte, em outra panela, coloque 20 gramas de óleo 16, adicione a farinha de rosca 17 e deixe torrar, mexendo continuamente e tomando cuidado para não queimar 18.

Neste ponto, retire o alho do molho e adicione o manjericão 19. Coloque as berinjelas em uma tigela e adicione o molho de tomate 20, depois acrescente tanto o parmesão quanto o pecorino, ambos ralados 21.

Adicione também a farinha de rosca 22, misture tudo e adicione mais algumas folhas de manjericão picadas com as mãos 23. Forre uma forma de zuccotto com filme plástico e despeje a mistura recém-preparada 24.

Pressione levemente com uma espátula para compactar a mistura 25 e cubra com o filme plástico 26. Deixe descansar na geladeira por pelo menos duas horas, depois desenforme e sirva à temperatura ambiente 27.