Assadeira de bacalhau à napolitana
 
				- Energía Kcal 446
- Carboidratos g 15.7
- dos quais açúcares g 6
- Proteína g 39
- Gorduras g 25.3
- das quais gorduras saturadas g 3.26
- Fibra g 3.2
- Colesterol mg 83
- Sódio mg 3695
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 1 h 50 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
APRESENTAÇÃO
Se você está em busca de uma ideia original para preparar um segundo prato com sabor intenso e marcante, que reúne todos os sabores mediterrâneos, sugerimos uma receita que tem como protagonista o bacalhau, um peixe muito versátil, que combina perfeitamente com diferentes tipos de preparações e acompanhamentos, e que adquire nuances diferentes de sabor dependendo da região onde é preparado: desde o típico Bacalhau à vicentina ou seu primo Bacalhau mantecado à veneziana, até o Bacalhau agridoce à moda da Ligúria. Para esta receita, levamos você ao sul e sugerimos preparar uma assadeira de bacalhau à napolitana, que reúne todo o sabor da cozinha mediterrânea e napolitana. Este tipo de peixe, com seu sabor inconfundível, é ainda mais delicioso e apetitoso com uma cobertura feita com farinha, que o deixará dourado após a fritura. Tudo é temperado com um delicioso e rico molho com alcaparras e azeitonas pretas, que dá ao peixe um sabor envolvente e irresistível! Prontos para conquistar seus convidados com uma explosão de sabor? Basta ligar o fogão e mãos à obra: os amantes de peixe e não só não resistirão e serão obrigados a pedir bis!
Experimente também o Bacalhau assado, uma receita caseira simples e rústica!
- INGREDIENTES
- Bacalhau dessalgado 800 g
- Tomates pelados 600 g - picados
- Alcaparras em sal 20 g
- Azeitonas de Gaeta 100 g
- Azeite virgem extra 30 g
- Alho 3 dentes
- Sal fino 1 pitada
- Óleo de amendoim 650 g
- Farinha tipo 00 50 g
- Pimenta fresca 1
- Salsa 1 raminho
- Óleo de sementes 650 g
Preparação
 
										Para preparar a assadeira de bacalhau à napolitana, primeiro cozinhe o molho de tomate: em uma panela com um pouco de azeite, doure o alho descascado 1, depois adicione a pimenta malagueta picada 2 e após alguns minutos de refogado, adicione a polpa de tomate 3 e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos.
 
										Enquanto isso, dessalgue as alcaparras mergulhando-as em uma tigela com água fria 4 e depois escorra-as 5, aguardando para adicioná-las na panela. Quando o molho estiver no ponto, retire o alho da panela 6,
 
										em seguida, adicione as azeitonas pretas 7 e as alcaparras 8 e misture tudo.
 
										Enquanto isso, pegue o bacalhau 10 já dessalgado (se estiver salgado, deixe-o na água por 3 dias, trocando a água 2 ou 3 vezes ao dia para dessalgá-lo), retire a pele 11 e retire as espinhas com a ajuda de uma pinça.
 
										Corte-o 13 até obter 8 pedaços 14, depois, em uma tigela com farinha, enfarinhe bem cada lado, sacudindo o excesso de farinha batendo-o delicadamente contra as bordas da tigela onde colocou a farinha.
 
										Em uma panela pequena, despeje o óleo de sementes e aqueça até atingir a temperatura de 180°-190°, depois frite os pedaços de bacalhau e, para evitar que a temperatura do óleo caia repentinamente, frite 2 pedaços de cada vez, por cerca de 2-3 minutos, dependendo da espessura. Assim que estiverem prontos, escorra-os em papel absorvente 18.
 
										Adicione o bacalhau ao molho na panela 19, deixe pegar sabor por alguns minutos, em seguida, transfira a mistura para um refratário 20 cobrindo o bacalhau com o tomate e finalize o cozimento em forno pré-aquecido a 160° por 20 minutos. Retire do forno, decore com salsinha picada e sua assadeira de bacalhau à napolitana está pronta para ser servida! 21