Batatas à moda de Savoia

/5

APRESENTAÇÃO

A receita das batatas à savoiarda vem do Piemonte e carrega consigo deliciosas influências do encontro da tradição culinária piemontesa com a francesa. O resultado é um prato de sabores antigos, tão simples quanto eternos. Do que se trata? Crocantes fatias de batatas gratinadas envolvidas por um queijo derretido de sabor marcante, como Gruyère, Fontina ou Emmental. As batatas à savoiarda são um acompanhamento rico e convidativo que nasce da mágica união de dois ingredientes comuns e populares, mas que juntos criam um prato com um toque verdadeiramente refinado. Já está com água na boca? Venha descobrir a receita!

E se você adora receitas à base de batatas, experimente também nossas batatas à camponesa!

INGREDIENTES
Batatas 1 kg
Fontina 200 g - (ou Gruyère e Emmental)
Manteiga 50 g
Leite inteiro 130 g
Sal fino quanto baste

Preparação

Para fazer as batatas à savoiarda, comece descascando as batatas 1, depois corte-as com um mandolim, obtendo fatias de cerca de 3-4 mm 2. Leve à fervura em uma panela com bastante água salgada e escalde as fatias de batata por alguns minutos 3.

Escorra as batatas 4 e deixe-as esfriar e escorrer em um escorredor 5. Agora corte o queijo fontina em tiras e depois em cubos 6 e reserve.

Em uma panela, coloque a manteiga em pedaços 7 e derreta em fogo baixo 8. Enquanto isso, unte uma assadeira e forre com um pedaço de papel manteiga, depois disponha as fatias de batata em formato de espinha de peixe, sobrepondo-as ligeiramente 9.

Com a ajuda de uma colher, distribua a manteiga derretida sobre toda a superfície 10 e também o leite 11. Pegue os cubos de fontina 12.

e distribua-os uniformemente sobre as batatas 13. Cozinhe as batatas em forno estático pré-aquecido a 200°C por 15 minutos e depois continue por mais 5 minutos com o grill. No final do cozimento, retire a assadeira do forno 14, corte em fatias e sirva as batatas à savoiarda bem quentes e derretidas 15.

Conservação

As batatas à savoiarda são ótimas se consumidas imediatamente; caso sobrem, você pode conservá-las na geladeira por no máximo um dia, cobertas com filme plástico, e depois reaquecer no forno antes de servir.

Não é recomendável congelar.

Conselho

Você também pode experimentar outra versão muito popular desta receita que prevê, junto com o Fontina, também o Gruyère (ou Emmental).

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.