Barquinhos de batata com cheddar e bacon

/5

APRESENTAÇÃO

Os barquinhos de batata com cheddar e bacon são um ótimo acompanhamento, apetitoso e muito mais saboroso do que as clássicas batatas assadas. Optamos por utilizar as batatas como recipiente, assim como se faz com as jacket potatoes, para este recheio rico e saboroso. Os barquinhos de batata com cheddar e bacon são muito apetitosos, perfeitos também para um aperitivo com amigos, você precisa experimentá-los, e se quiser uma variante mais leve, experimente as batatas recheadas com presunto e queijo!

INGREDIENTES
Batatas 8 - pequenas
Pancetta defumada 70 g
Salsa 2 colheres - picado
queijo cheddar 120 g
Manteiga 50 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar os barquinhos de batata com cheddar e bacon, lave bem as batatas em água corrente 1, seque-as e então fure a casca com os dentes de um garfo 2 ou com um palito. Coloque as batatas em uma assadeira forrada com papel manteiga 3 e asse em forno já quente a 200°C por cerca de uma hora.

Enquanto as batatas cozinham, corte o bacon e o cheddar em pequenos pedaços (4-5) e derreta a manteiga em uma panela 6.

Quando as batatas estiverem cozidas e macias, retire-as do forno e corte-as ao meio, tomando cuidado para não romper a casca 7. Com uma colher, retire a polpa do centro das batatas 8, deixando uma borda de cerca de ½ cm. Coloque os barquinhos de batata na assadeira e pincele o interior com a manteiga derretida 9; leve novamente ao forno por 15 minutos, até ficarem bem tostados.

Doure o bacon em uma chapa quente (ou frigideira antiaderente) até ficar crocante 10. Quando as batatas estiverem bem douradas, retire-as do forno, depois salgue, apimente 11 e tempere com os pedaços de cheddar 12 e

o bacon crocante 13 e asse novamente até que o queijo derreta 14. Sirva os barquinhos de batata com cheddar e bacon logo após retirá-los do forno, polvilhando a gosto com salsa picada 15 ou cebolinha picada!

Conservação

Guarde os barquinhos de batata com cheddar e bacon em um recipiente hermético e leve à geladeira por, no máximo, dois dias.

Dica

Este prato pode ser reinventado de muitas maneiras. Uma das minhas preferidas consiste em polvilhar os barquinhos com sal e alecrim, deixando-os mais tempo no forno: você terá barquinhos simples e bem crocantes, uma verdadeira delícia! Se não gosta de cheddar, ou não o encontra, qualquer queijo serve, desde que seja firme e derreta sem ficar líquido, como a fontina, raclette, emmental ou gruyère.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.