Bolo floresta de panetone

- Energía Kcal 819
- Carboidratos g 94.6
- dos quais açúcares g 61.1
- Proteína g 12.4
- Gorduras g 43.5
- das quais gorduras saturadas g 24.35
- Fibra g 3.2
- Colesterol mg 252
- Sódio mg 102
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 40 min
- Tempo de cozimento: 5 min
- Porção: 10
- Custo: Médio
- Notas + 30 minutos de resfriamento
APRESENTAÇÃO
Entre os muitos e belos contos de Natal este ano, nós também tentamos escrever um. Nós nos inspiramos naquele famoso cervo, que garantimos terá um final muito saboroso! Nossa receita, ou conto, como se queira chamar, é intitulada bolo floresta de panetone, uma releitura do famoso e cenográfico bolo americano naked cake. Inspirados pela simplicidade e pela encantadora beleza da floresta, em inglês wood, pensamos nesta sobremesa que pode enfeitar a mesa, tornando-a realmente linda. Portanto, começamos com a base que é feita com o panetone, o doce simbolo do Natal, recheamos com uma deliciosa geleia de laranja e um voluptuoso creme de mascarpone. Mas o que torna o bolo floresta inesquecível é a adição dos minuciosos detalhes decorativos. O que vocês estão esperando para recriar também essa fantasia deliciosa e igualmente saborosa torta natalina? Será perfeito também para o Ano Novo e você terá certeza de surpreender todos os seus convidados... sem contar histórias!
Procurando mais ideias simples e deliciosas para servir o panetone? Experimente também estas receitas:
- Panetone recheado
- Panetone recheado com chantilly e mascarpone
- Naked cake com panetone
INGREDIENTES
- Ingredientes para um panetone de 18 cm de diâmetro
- Panettone 1 kg - (com diâmetro de 18 cm)
- Geléia de laranja 340 g
- Chocolate amargo 30 g - cachos
- Para o creme de mascarpone
- Mascarpone 640
- Açúcar 100 g
- Gemas 60 g - (cerca de 3 ovos médios)
- Água 40 g
- Para decorar
- Canela em pau 4
- Murta - alguns ramos
- Alchechengi quanto baste
- Açúcar quanto baste
- Açúcar de confeiteiro quanto baste
Preparação

Para preparar o bolo floresta de panetone, comece com o creme de mascarpone. Em uma panela, coloque a água e o açúcar 1, misture e acenda o fogo, levando a temperatura a 121°: para esta operação, é essencial o uso de um termômetro de confeitaria 2. Quando a mistura chegar a 115°, coloque as gemas em uma tigela e comece a batê-las com uma batedeira elétrica. Ao atingir a temperatura, despeje a calda em fio com as batedeiras em funcionamento 3.

Continue batendo até que a mistura volte à temperatura ambiente 4. Desligue as batedeiras e trabalhe com a espátula o mascarpone, assim você poderá amolecê-lo antes de adicionar o creme de ovos 5. Cubra o creme de mascarpone com filme plástico e deixe firmar na geladeira por pelo menos 30 minutos 6.

Enquanto isso, cuide do panetone. Nós escolhemos um panetone de 18 cm de diâmetro, assim teremos muito pouco desperdício, já que a cúpula será descartada (para reutilizá-la, você pode preparar deliciosos cake pops). Então, proceda aos cortes com uma faca serrilhada: primeiro, faça incisões superficiais traçando linhas a cada 3 cm ao redor do panetone, que servirão como guia durante o corte. Depois, corte ao longo das linhas, exatamente como se faz para o pão de ló 7: assim, você obterá 3 discos precisos 8. Para fazer um trabalho limpo e preciso, coloque a base do panetone em um anel de confeitaria colocado sobre um prato 9.

Espalhe uma camada grossa de geleia de laranja 10 e depois uma camada rica de creme, distribuindo cuidadosamente com uma espátula 11. Conclua a primeira camada polvilhando com raspas de chocolate 12.

E neste ponto, comece novamente com panetone 13, geleia, creme 14 e finalmente raspas. No último disco de panetone 15.

despeje mais um pouco de geleia e depois o creme restante, nivelando cuidadosamente 16. Então, cubra com uma cúpula de vidro e deixe na geladeira para firmar por pelo menos uma hora 17. Enquanto isso, você pode passar para as decorações. Amarre as varetas de canela, de preferência as pequenas, com barbante para alimentos. Depois, lave e seque os raminhos de murta. Por último, lembre-se de limpar também os animais que serão usados para a decoração. Por último, os fisalis, pincele-os com geleia 18.

Depois, passe-os no açúcar 19 e, aos poucos, coloque-os sobre uma bandeja com papel manteiga 20. Após o tempo, retire o bolo da geladeira e remova o anel. Finalmente, decore o doce começando pela murta, que será disposta em meia-lua na superfície 21.

Depois, adicione os fisalis cristalizados 22, cervos e veados 23 e, para finalizar, o maço de canela. Polvilhe tudo com um pouco de neve (o açúcar de confeiteiro, entenda-se) e o seu lindo bolo floresta de panetone está pronto 24.