Bombardino de limoncello

/5

APRESENTAÇÃO

As mãos estão geladíssimas, o casaco não consegue nos manter aquecidos o suficiente, os protetores de ouvido mal funcionam! O frio voltou, aquele sério, e quem frequenta as cidades do norte e nevadas conhece um bom remédio para tudo isso. A resposta é o bombardino, o famoso drinque alcoólico à base de zabaione e chantilly para saborear enquanto tudo lá fora está congelando. Esta famosa bebida para ser consumida quente ganhou uma nova roupagem graças à nossa personalíssima releitura. Com um toque de calor do sul, experimentamos o bombardino de limoncello e devemos admitir que nos conquistou imediatamente, desde o primeiro gole, na verdade! Cremoso, envolvente, doce na medida certa, o bombardino de limoncello será uma bela novidade para suas papilas gustativas, mais ou menos acostumadas à versão original. Experimente preparar também e nos conte se encontrou alívio do frio!

E se você é amante do limoncello, descubra como preparar este limoncello rápido!

INGREDIENTES

Ingredientes para 4 copos com capacidade de 120 cl
Gemas 90 g - (de cerca de 5 ovos médios)
Açúcar 25 g
Mascate 35 g
Limoncello 40 g
Para decorar
Casca de limão 1
Creme de leite fresco líquido 300 g

Preparação

Para preparar o bombardino de limoncello, comece pelo limão. Depois de bem lavado e seco, use um descascador de batatas para obter duas zestas 1 e delas obtenha tiras o mais finas possível 2. Mergulhe-as em uma tigela gelada contendo água e gelo e deixe assim 3.

Enquanto isso, rale a outra parte da casca de limão e coloque em uma tigela onde você terá colocado o creme de leite 4. Bata este último até obter uma mistura firme e espumosa 5. Coloque em um saco de confeitar sem bico e coloque na geladeira. Agora cuide do zabaione. Em uma panelinha, coloque o vinho moscato 6

e o limoncello 7, adicione cerca de metade do açúcar 8 e então acenda o fogão em temperatura baixa. Misture continuamente até que o açúcar esteja completamente dissolvido 9.

Enquanto isso, coloque uma tigela em uma panela com água, sem que o fundo da primeira entre em contato com o líquido 10. Ligue o fogão em temperatura média e adicione as gemas e depois o restante do açúcar 11, despeje um pouco do xarope alcoólico e comece a bater com o batedor 12.

Despeje rapidamente também o restante do xarope e continue batendo por alguns minutos 13 até que a mistura atinja 82°, medindo a temperatura com um termômetro de cozinha, e fique clara e espumosa 14. Despeje a mistura em 4 copos com capacidade de 120 cl cada, você deve conseguir preenchê-los um pouco mais da metade 15.

Agora cubra o zabaione de limoncello com o chantilly. Tente não colocá-lo diretamente sobre o creme, pois ele afundará. Em vez disso, você deve formar uma espécie de guarnição ao redor do copo 16 e depois espremer mais chantilly até formar uma pequena espiral 17. Desta forma, você evitará que o chantilly afunde causando o transbordamento do líquido subjacente. Complete seus copos de bombardino de limoncello com algumas zestas de limão e beba ainda quente 18!

Conservação

Uma vez pronto, o bombardino de limoncello não pode ser armazenado e deve ser consumido imediatamente.
O zabaione de limoncello, por outro lado, pode ser preparado com antecedência e armazenado por 3-4 dias na geladeira: o importante é que depois você o trabalhe novamente com o batedor para devolver sua consistência.
A congelação é desaconselhada.

Conselho

Em vez das zestas, você pode decorar seu bombardino de limoncello com casquinhas de limão cristalizado ou até mesmo de gengibre. Ou tente polvilhar a superfície do chantilly com uma pitada de cacau amargo ou pó de café!
Para verificar se o zabaione está cozido mesmo sem o termômetro, basta deslizar um dedo nas costas de uma colher suja de creme: se as duas metades permanecerem separadas, então o creme está cozido!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.