Cappellacci de cotechino e creme de lentilhas

/5

APRESENTAÇÃO

No período entre Natal e Ano Novo, um dos pratos mais apreciados é certamente a massa fresca servida junto com o caldo. Ravioli com caldo de capão, tagliolini, Passatelli no caldo são todas receitas que lhe permitirão obter um comfort food perfeito para saborear com toda a família... mas para a ceia de Ano Novo deste ano, propomos uma receita inovadora, que ainda respeita as tradições e os ingredientes típicos desta noite: cappellacci de cotechino e creme de lentilhas. Conclua este ano em grande estilo, com este prato refinado e substancioso ao mesmo tempo!

INGREDIENTES

Ingredientes para os cappellacci
Ovos 165 g
Farinha tipo 00 300 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Sálvia 2 folhas
Alecrim 1 raminho
Pimenta preta quanto baste
para o recheio
Cotechino pré-cozido 500 g
Batatas 150 g
Ricota de vaca 100 g
Parmigiano Reggiano DOP 30 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o creme de lentilhas
Lentilhas secas 150 g
Louro 1 folha
Cebolas douradas 1 - pequena
Cenouras ½
Aipo ½ talo
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Água 1 l

Preparação

Para preparar os cappellacci de cotechino e creme de lentilhas, a primeira coisa a fazer é colocar as batatas para ferver, pois serão usadas para o recheio 1. Levará cerca de 30-50 minutos, dependendo do tamanho delas. Em seguida, faça a massa de ovos: peneire a farinha em uma tigela 2, adicione os ovos previamente batidos 3

e comece a misturar com um garfo 4 para integrar os ingredientes. Transfira a mistura para uma superfície 5 e trabalhe-a com as mãos até obter uma massa homogênea 6.

Embrulhe a massa de ovo em filme plástico e deixe-a 7 descansar à temperatura ambiente. Enquanto isso, comece a cozinhar as lentilhas: lave-as e coloque-as em uma panela. Cubra com água 8, adicione o louro 9 e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos.

Enquanto isso, cozinhe o cotechino seguindo as instruções da embalagem; no nosso caso, deveria ser imerso em água fria e cozido por cerca de 30 minutos 10. Nesse ponto, as batatas também estarão cozidas; para verificar, espete-as com os dentes de um garfo 11; se afundarem facilmente, estão cozidas. Escorra e reserve. Quando o cotechino estiver cozido, retire-o da água e desembrulhe-o 12, tomando cuidado para não se queimar com o líquido dentro do invólucro.

Transfira o cotechino para uma tábua de corte e retire a pele 13, depois coloque-o novamente em uma tigela e amasse-o com um garfo 14. Amasse também as batatas na mesma tigela 15,

adicione a ricota 16, o Parmesão 17 e a pimenta. Misture tudo até que os ingredientes estejam uniformes 18 e coloque na geladeira.

Passe para as lentilhas. Limpe a cenoura, a cebola e o salsão 19, pique finamente com uma faca ou usando um processador de alimentos 20. Assim que as lentilhas estiverem cozidas, remova o louro 21.

Escorra-as, reservando a água de cozimento. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite, adicione um dente de alho e o misto de vegetais picados 22. Deixe refogar em fogo médio e adicione as lentilhas 23. Refogue tudo por alguns minutos e, em seguida, remova o dente de alho 24.

Transfira-as para o copo de um mixer e, adicionando um pouco da água de cozimento 25, bata com um mixer de imersão 26 até obter um creme liso 27.

Para obter um creme ainda mais aveludado, coe-o 28; depois transfira para uma panela pequena 29 assim você pode aquecê-lo enquanto salteia a massa. Agora que tudo está pronto, basta cuidar da massa. Retire um pedaço de massa, o restante cubra novamente com filme plástico 30, e enfarinhe levemente com a farinha de trigo duro.

Usando uma máquina de macarrão, ou em uma superfície com o rolo, faça uma folha muito fina 31. No caso da máquina, lembre-se de começar com o número maior e ir até o menor. Apenas se necessário, adicione um pouco de farinha de trigo duro. Elimine as bordas se estiverem muito grosseiras 32 e depois corte quadrados de 7-8 cm 33.

Coloque no meio de cada quadrado cerca de meia colher de chá de recheio 34 e depois molhe apenas dois dos lados com um pouco de água. Ajude-se com um borrifador 35 ou um pincel. Neste ponto, proceda com o fechamento e formação do cappellaccio. Una duas pontas opostas até formar um triângulo 36.

Depois, pressione com os dedos todas as bordas 37 até fechar completamente e liberar o ar. Pressione as extremidades do triângulo diretamente na superfície de trabalho, com as pontas dos polegares empurre a barriga para cima e finalmente una as duas extremidades puxando-as para baixo, em direção oposta à ponta 39.

Pressione com os dedos para selar 40 e, se necessário, você pode eliminar um pedaço de massa que de outra forma ficaria muito espesso 41. À medida que você forma os cappellacci (com essas quantidades, renderão cerca de 60), coloque-os em uma bandeja levemente enfarinhada com a farinha de trigo duro. Depois de terminar todos 42, basta colocar no fogo uma panela cheia de água, salgada a gosto; será para o cozimento.

Enquanto isso, em uma frigideira coloque um pouco de azeite e tempere com um ramo de alecrim e algumas folhas de sálvia. Assim que a água começar a ferver, coloque os cappellacci na panela e cozinhe-os de 2 a 4 minutos, dependendo de quanto tempo você os deixou secar ao ar. Quando os cappellacci estiverem cozidos, escorra-os diretamente no tempero de azeite, alecrim e sálvia; salteie brevemente.

Então, em um prato, coloque um pouco de creme de lentilhas 46 e no meio, coloque os cappellacci 47. Enfeite com um pouco de sálvia, agulhas de alecrim e uma pitada de pimenta 48. Aqui estão seus cappellacci com cotechino e creme de lentilhas prontos!

Conservação

Depois de preparar os cappellacci de cotechino e creme de lentilhas, é preferível cozinhá-los imediatamente. Alternativamente, você pode deixá-los secar ao ar livre por algumas horas ou congelá-los. Basta colocá-los no congelador em uma bandeja com papel manteiga e, uma vez congelados, colocá-los em um saco próprio para congelamento prontos para serem jogados na água fervente ainda sem descongelar.
Não é aconselhável armazená-los após cozidos.
Não é aconselhável congelá-los após cozidos.

Conselho

Para acelerar um pouco o processo de fazer seus cappellacci de cotechino e creme de lentilhas, você pode usar estas últimas já pré-cozidas: será suficiente usar cerca do dobro. Devem ser escorridas e salteadas diretamente na frigideira. Certifique-se de que a massa fresca não esteja muito mole ao trabalhá-la, caso contrário, adicione mais farinha. Se você usar uma ricota muito seca, pode não ser necessário adicionar o parmesão, mas se preferir adicioná-lo mesmo assim, deverá adicionar cerca de 1 colher de sopa de leite para amolecer tudo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.