Ciambotta

/5

APRESENTAÇÃO

A culinária é uma arte de combinações infinitas, tanto que até mesmo duas ou mais receitas aparentemente semelhantes escondem sutis diferenças. É o caso de um tipo de acompanhamento que reúne os sabores mais saborosos e coloridos do Mediterrâneo e conhece inúmeras versões. Berinjelas, batatas, pimentões, abobrinhas, tomates e cebolas podem, na França, dar origem a um Ratatouille, enquanto em nossas regiões do sul, resulta na ciambotta. Trata-se de um delicioso e rico acompanhamento cozido lentamente, preparado na Campânia, mas também na Calábria e Basilicata, com diferenças de região para região e até mesmo de família para família. Assim como a Caponata siciliana, outra preparação similar, pode ser servida tanto como acompanhamento quanto como entrada, acompanhada de fatias de pão caseiro torrado. Nós nos apaixonamos pelos legumes na frigideira que levam o nome de ciambotta, pela consistência macia e envolvente dos legumes e pela sua autenticidade... e você, como a prepara? Conte-nos suas deliciosas variações!

INGREDIENTES
Pimentões 600 g - verdes, amarelos, vermelhos
Abobrinhas 570 g
Batatas 350 g
Berinjelas 235 g
Tomates-cereja 250 g
Cebolas brancas 140 g
Água 300 g
Polpa de tomate 210 g
Manjericão quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a ciambotta, primeiro lave e corte todos os vegetais: divida os pimentões ao meio 1, retire as sementes e os filamentos internos e corte-os em pedaços grosseiros 2. Descasque as batatas, divida-as ao meio no sentido do comprimento e corte-as em cubos 3.

Corte também a berinjela em cubos 4, depois faça o mesmo com as abobrinhas, cortando-as primeiro no sentido do comprimento 5. Por fim, divida os tomatinhos ao meio 6

e corte a cebola em fatias bem finas 7. Aqueça um fio de azeite em uma panela grande, adicione as cebolas 8 e refogue por cerca de 5 minutos, depois acrescente as berinjelas 9,

as batatas 10, os pimentões 11, as abobrinhas 12

e os tomatinhos 13. Salgue 14, apimente e misture bem, depois adicione também o manjericão, que você terá lavado e secado previamente 15.

Neste ponto, despeje a água 16 e a polpa de tomate 17, cubra com a tampa 18 e cozinhe em fogo médio por 30 minutos. Evite mexer, mas balance ocasionalmente a panela.

Passado esse tempo, retire a tampa 19 e continue cozinhando por mais 30 minutos, ainda em fogo médio e sempre balançando a panela de vez em quando. Desligue o fogo 20 e sirva sua ciambotta quente ou morna 21!

Conservação

A ciambotta pode ser conservada na geladeira por no máximo 3 dias, em um recipiente hermético.

Conselho

Se desejar, você pode omitir ou adicionar outros vegetais de acordo com seu gosto, como por exemplo cenouras, vagens ou acelga. Adicione uma pitada de pimenta para dar um toque a mais ao prato!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.