Cordon bleu de polenta

/5

APRESENTAÇÃO

Levante a mão quem não consegue resistir a costeletas recheadas... nós com certeza não! Mas hoje queremos fazer algo realmente “exagerado”, super saboroso e extremamente delicioso; vamos preparar cordon bleu de polenta recheados, como de costume, com presunto e queijo! O segredo deles? Certamente a crosta crocante dada pela dupla camada de empanado que guarda toda a maciez da polenta e um recheio saboroso e derretido! Para a forma, você pode dar asas à sua imaginação. Escolhemos fazer discos, perfeitos para servir como prato principal, mas se preferir servi-los como aperitivo basta cortá-los em 4 partes ou preparar cubinhos que serão o petisco perfeito para uma agradável noite com seus amigos!

Experimente também estas variantes deliciosas de cordon bleu, uma para cada estação!

 

INGREDIENTES

Farinha instantânea para polenta 185 g
Água 750 g
Sal grosso quanto baste
Azeite virgem extra 10 g
para o recheio
Edamer 150 g
Presunto cozido 180 g
para empanar
Ovos 3
Farinha de rosca 200 g
para fritar
Óleo de amendoim 700 g

Preparação

Para preparar o cordon bleu de polenta, primeiro coloque uma panela com os 750 ml de água no fogo. Assim que começar a ferver, adicione o sal 1 e um fio de óleo 2. Em seguida, despeje a polenta em chuva 3.

e comece a misturar com um batedor 4. Assim que a polenta começar a engrossar, continue a mexer com uma colher de pau 5 e continue cozinhando por mais 8 minutos em fogo baixo até obter uma mistura bastante compacta 6.

Transfira para uma bandeja levemente untada com óleo e nivele com uma espátula 7, de forma a obter uma espessura de cerca de 8 mm e cobrir uma superfície de 38x21 cm; em seguida, cubra com filme plástico 8 e deixe esfriar na geladeira por cerca de 30 minutos. Após esse tempo, a polenta terá endurecido, retire-a da geladeira e, usando um cortador de biscoitos com diâmetro de 9 cm, corte 8 discos de polenta 9. Se sobrarem pedaços de polenta, reserve-os; basta passá-los no ovo e depois na farinha de rosca antes de fritá-los!

Coloque-os em uma tábua 10 e comece a rechear o primeiro. Usando sempre o mesmo cortador de biscoitos, recorte a fatia de queijo 11 e coloque-a em um dos discos, adicionando os pedaços fora do círculo 12.

Coloque também uma fatia de presunto 13 e cubra com outra fatia de queijo em formato circular 14. Quebre os ovos em uma tigela e bata-os com um garfo. Passe o cordon bleu de polenta no ovo 15, certificando-se de que esteja completamente coberto.

Depois, passe na farinha de rosca 16, mais uma vez virando-o de ambos os lados e prestando atenção especial na borda externa 17. Repita a passagem no ovo 18

e na farinha de rosca 19 para ter um empanado uniforme em todos os lados 20. Aqueça o óleo de sementes em uma panela bastante funda e quando atingir a temperatura de 160°C, mergulhe poucos pedaços por vez 21.

Cozinhe por 2-3 minutos de cada lado e quando estiverem bem dourados de ambos os lados, retire-os do óleo usando uma escumadeira 22 e coloque-os em um papel toalha 23, para remover o excesso de óleo. Seus cordon bleu de polenta estão prontos, saboreie-os ainda quentes!

Conservação

Uma vez prontos, é aconselhável consumir imediatamente os cordon bleu de polenta. Apenas a polenta pode ser conservada na geladeira bem coberta com filme plástico por no máximo 1-2 dias. Não se recomenda congelar.

Conselho

Se você não tiver um cortador de biscoitos, pode cortar a polenta em quadrados e rechear com queijo e presunto. Você pode substituir o edam por scamorza defumada ou mozzarella para pizza.

Se sobrar polenta, você pode fazer deliciosos palitos fritos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.