Crostini de batata-doce

- Energía Kcal 178
- Carboidratos g 9.1
- dos quais açúcares g 3.2
- Proteína g 9.2
- Gorduras g 11.6
- das quais gorduras saturadas g 3.22
- Fibra g 1.5
- Colesterol mg 211
- Sódio mg 711
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 5 min
- Tempo de cozimento: 30 min
- Porção: 4
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
As batatas-doces, mais conhecidas como batata ou batatas americanas, são adequadas para muitas preparações. De cor alaranjada e com baixo teor de água, são perfeitas para fazer pratos principais e acompanhamentos; embora hoje tenhamos escolhido enfrentar um pequeno desafio e transformá-las em um aperitivo rico e saboroso. Assim nasceu este crostino de batata-doce... não o clássico pão, mas uma fatia deste tubérculo assado no forno que acomoda uma das preparações mais simples, mas mais temidas na cozinha: o ovo pochê, colocado sobre uma cama de vegetais e guarnecido com tiras de bacon crocante. Ao cortar, a gema escorrendo tornará seu crostino de batata-doce único e cenográfico. O resultado será um aperitivo substancial, perfeito também para servir em um brunch e personalizar de vez em quando com os ingredientes que você mais ama. Experimente também a versão dos crostini de batata-doce com espadarte e stracchino!
Se você está procurando outras receitas com batatas-doces, não perca:
- Batatas-doces fritas
- Batatas-doces assadas
- Bruschettas de batata-doce
- INGREDIENTES
- Ingredientes para 4 crostinis
- Batata doce (ou americana) 180 g
- Ovos 4
- Bacon 4 fatias
- Flor de sal quanto baste
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- Páprica doce quanto baste
- Alecrim 2 raminhos
- Songino 20 g
- Vinagre de vinho branco 1 colher
Preparação

Para preparar o crostino de batata-doce, comece por descascá-las 1. Corte 4 fatias da parte central, com cerca de 1 cm de espessura, cortadas transversalmente 2 e coloque-as em uma assadeira. Com as sobras, você pode fazer um creme de batata-doce ou simplesmente assá-las no forno e servi-las como acompanhamento. Neste ponto, salgue as batatas 3

e tempere com uma pitada de pimenta 4, páprica doce 5 e coloque um raminho de alecrim em cada fatia 6.

Regue com um fio de azeite 7 e asse em forno ventilado pré-aquecido a 190° por cerca de 25 minutos. Enquanto isso, coloque no fogo uma panela cheia de água que será usada para cozinhar os ovos e cuide do bacon. Coloque-o em uma frigideira quente e só vire quando estiver bem dourado 8. Espere mais alguns minutos até que fique crocante 9, levará cerca de 5 minutos no total.

Usando uma pinça, transfira as fatias de bacon para um prato forrado com papel absorvente 10 e mantenha-as aquecidas. Neste ponto, cuide do ovo pochê. Quando a água começar a ferver (moderadamente, pois o fogo não deve estar muito forte) adicione 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco 11 e com um batedor mexa sempre na mesma direção para criar um redemoinho 12.

Em seguida, quebre o ovo em uma pequena tigela e despeje-o dentro do redemoinho 13. 2 minutos de cozimento são suficientes, não mais, e seu ovo pochê estará pronto, não será necessário mexer ou virar o ovo. Com uma escumadeira, retire o ovo da água 14 e transfira-o delicadamente para um prato 15. Proceda dessa forma até cozinhar todos os ovos, sempre um de cada vez.

Neste ponto, suas batatas também estarão cozidas, retire-as do forno 16 e elimine o raminho de alecrim 17. Transfira para uma tábua e enriqueça seu crostino de batata-doce colocando por cima um punhado de agrião 18.

Transfira sobre a salada também o ovo pochê, muito delicadamente, tempere com flocos de sal grosso 19 e finalize com as fatias de bacon divididas ao meio 20. O crostino de batata-doce está pronto para servir 21.