Delícias floresta negra

/5

APRESENTAÇÃO

Entre as muitas iguarias da costa amalfitana, aqui está uma receita deliciosa criada pelo confeiteiro campano Carmine Marzuillo em 1978: as delícias, ou seja, suaves cúpulas macias como pão de ló que contêm um recheio cremoso e têm uma cobertura deliciosa.
A receita original é a das Delícias de limão, mas queremos propor uma variante igualmente saborosa e refinada que se inspira no tradicional Bolo floresta negra: as delícias floresta negra, recheadas com um creme de iogurte enriquecido com suculentas cerejas em calda.
As delícias floresta negra são uma sobremesa à qual é difícil resistir, e para realizá-las basta seguir nossa receita!

INGREDIENTES

Ingredientes para 5 delícias
Claras 100 g
Gemas 50 g
Açúcar 100 g
Farinha tipo 00 80 g
Cacau em pó amargo 20 g
para o creme
Iogurte grego 250 g
Creme de leite fresco líquido 250 ml - aproximadamente
Açúcar de confeiteiro 100 g
Cerejas em calda 20
Gelatina em folhas 8 g
para decorar
Cerejas em calda 5

Preparação

Para preparar as delícias floresta negra, comece pela preparação das cúpulas de pão de ló chamadas "casse": separe as claras das gemas e coloque-as em duas tigelas separadas 1, bata as gemas com metade do açúcar 2 até obter um creme claro e fofo 3.

Trabalhe também as claras com a batedeira 4 e quando estiverem brancas, adicione o restante do açúcar para batê-las em neve firme 5 (para bater os ovos, você também pode usar uma batedeira elétrica). Una os dois compostos e misture delicadamente com uma espátula de baixo para cima 6 para não desmanchá-los.

Incorpore à massa também a farinha 7 e o cacau em pó peneirados 8, misturando sempre delicadamente para manter a mistura bem aerada. O fermento nesta receita não é necessário, pois o ar já foi incorporado ao bater os ovos. Transfira a mistura para um saco de confeitar descartável e preencha uma forma de silicone para delícias individuais 9 (ou uma forma de alumínio untada e enfarinhada). Asse as delícias em forno estático pré-aquecido por 30 minutos (ou em forno ventilado a 160° por 20 minutos).

Após o cozimento, retire-as do forno 10, deixe esfriar um pouco e depois desenforme sobre uma grade e espere até que estejam frias antes de recheá-las. Enquanto isso, prepare o creme do recheio: coloque a gelatina em folhas de molho em água fria por 10 minutos 11, depois bata o creme de leite bem frio (reserve duas colheres de sopa para aquecer e dissolver a gelatina) com uma batedeira elétrica ou planetária com batedor; quando estiver semi batido adicione o açúcar de confeiteiro peneirado 12 e continue batendo até ficar bem firme.

Neste ponto, transfira o creme batido para uma tigela e incorpore o iogurte grego (como alternativa, você pode usar iogurte natural), depois esprema bem a gelatina que amoleceu e dissolva em duas colheres de sopa de creme quente 13. Deixe esfriar e incorpore ao creme 14 misturando com uma colher. Cubra o creme com filme plástico 15 e deixe firmar na geladeira por algumas horas.

Agora, pegue as delícias já frias, corte um círculo a um centímetro da borda e cave o interior 16 retirando toda a massa para criar uma cavidade que você recheará com o creme, parte da massa extraída servirá como tampa para fechar as delícias e o excesso será esfarelado sobre as delícias como decoração 17. Separe as cerejas da calda e use esta última para umedecer as delícias na parte interna 18,

depois recheie com o creme de iogurte: para facilitar, transfira o creme para um saco de confeitar, preencha metade da cavidade com o creme 19, distribua algumas cerejas por cima 20 e preencha novamente com o creme. Feche as delícias com a "tampa" de pão de ló 21.

Coloque as delícias prontas numa grade 22. Ao creme restante, adicione creme de leite fresco líquido e misture para obter uma consistência mais fluida. Distribua o creme sobre as delícias deixando escorrer com uma colher 23 ou transfira-o para um saco de confeitar. Coloque as delícias e o creme restante na geladeira para firmar. Depois, coloque-as em um prato de servir e decore com montinhos de creme ao redor da base 24.

Na superfície, esfarele o pão de ló restante 25 e, para finalizar, decore o topo da cúpula com um montinho de creme e uma cereja (26-27). As delícias floresta negra estão prontas para serem saboreadas!

Conservação

As delícias floresta negra podem ser conservadas na geladeira em um recipiente hermético ou bem cobertas com filme plástico por até 2 dias. As delícias floresta negra podem ser congeladas não recheadas e recheadas, mas sem cobertura. Deixe descongelar na geladeira um dia antes de consumir.

Conselho

As delícias tradicionais são de sabor limão, mas podem ser feitas em inúmeras variantes: de pistache, de framboesa, de morango ou de tangerina, solte a imaginação seguindo seus gostos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.