Bacalhau mantecado à veneziana
- Fácil
- 60 min
O fígado à veneziana é um prato muito simples que pertence à tradição culinária desta região. A doçura das cebolas, co-protagonistas do prato, equilibra o sabor forte tornando-o agradável até para aqueles que geralmente não gostam! Pelo mesmo motivo, hoje em dia, usa-se fígado de vitela, mais nobre e delicado de sabor em comparação ao de porco, previsto originalmente na receita. Para prepará-lo com perfeição, contamos com a experiência de Laura e Paolo Lazzari, que há anos o oferecem no menu da histórica trattoria “Vini da Gigio” junto a outros clássicos do território como o Bacalhau mantecado à veneziana e as Sardinhas ao saor. Para saborear este prato principal de carne da melhor forma, siga o conselho deles e sirva o fígado à veneziana com Polenta, cremosa ou grelhada em fatias!
Se você gosta de fígado, experimente também:
Para preparar o fígado à veneziana, primeiro descasque as cebolas e corte-as em rodelas de cerca de meio cm de espessura 1. Aqueça o óleo em uma panela com uma folha de louro 2, depois adicione as cebolas e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos 3; elas devem murchar sem ganhar cor.
Enquanto isso, cuide do fígado: retire a película 4 e eventuais cartilagens, depois corte-o em tiras de cerca de 2 cm de largura 5. Quando as cebolas estiverem murchas, adicione o fígado e aumente o fogo 6.
Misture por alguns minutos 7, depois adicione o vinho branco 8, sal, pimenta 9 e cozinhe por mais alguns minutos.
Quando estiver pronto, desligue o fogo e adicione a manteiga 10, depois misture bem para incorporá-la: assim o prato ficará mais cremoso 11. Seu fígado à veneziana está pronto para ser servido acompanhado de polenta 12!