Geleia de figos e amêndoas
 
				- Energía Kcal 32
- Carboidratos g 6.4
- dos quais açúcares g 6.4
- Proteína g 0.4
- Gorduras g 0.6
- das quais gorduras saturadas g 0.05
- Fibra g 0.6
- Sódio mg 1
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 15 min
- Tempo de cozimento: 40 min
- Porção: 16
- Custo: Baixo
- Notas + 1 hora de maceração
APRESENTAÇÃO
Verdes, doces e açucarados... de quem estamos falando? Obviamente de uma das frutas doces do final do verão: os figos! É preciso esperar um ano inteiro para saboreá-los e seu tempo não dura muito, mas para preservar toda a sua doçura, o melhor remédio é certamente transformá-los em uma geleia, que lhe fará companhia durante o resto do ano. Claro, as opções são infinitas, desde a mais Geleia de figo à aromatizada com baunilha, mas desta vez escolhemos surpreendê-lo com uma geleia de figos e amêndoas, que com sua nota crocante certamente terá um diferencial! Imagine acordar em uma manhã chuvosa de outono, uma fatia de pão torrado e esta geleia serão o melhor mimo que você poderia desejar... e se ainda não for suficiente, use a geleia de figos e amêndoas para fazer uma deliciosa Torta de avelãs com geleia de figo, perfeita em qualquer momento do dia!
- INGREDIENTES
- Ingredientes para 2 potes de 250 ml
- Figos 1 kg
- Açúcar 150 g
- Casca de limão 1
- Amêndoas em lâminas 40 g
Preparação
 
										Para preparar a geleia de figos e amêndoas, a primeira coisa a fazer é descascar os figos 1: de um kg, você obterá cerca de 800 gramas. Nesse ponto, corte-os em quatro partes 2 e depois divida cada pedaço ao meio 3.
 
										Transfira os figos para uma panela, de preferência com fundo grosso 4, adicione a casca de limão 5, o açúcar 6
 
										misture brevemente de forma bem delicada e cubra com filme plástico 7. Deixe os figos macerarem por 1 hora e, enquanto isso, ocupe-se de sanitizar os potes onde você armazenará sua geleia de figos e amêndoas; recomendamos seguir as diretrizes do Ministério da Saúde indicadas no final da receita. Após este tempo, remova o filme plástico 8 e leve ao fogo. Use uma chama alta até a fervura, depois continue cozinhando em fogo baixo, mexendo de vez em quando,
 
										até alcançar a temperatura de 105° 10; sempre use um termômetro de cozinha para medir a temperatura correta. Ao contrário de outras geleias, esta não deve atingir a temperatura usual de 108°, caso contrário, com os figos, ficará muito densa e pegajosa. Enquanto a geleia atinge a temperatura, toste também as amêndoas em uma frigideira, em fogo moderado 11. Quando estiverem bem douradas, desligue o fogo e adicione-as à sua geleia 12.
 
										Misture para incorporá-las ao restante 13 e então ocupe-se de envasar a geleia de figos e amêndoas, ela deve estar ainda quente 14 e você deve deixar pelo menos 1 cm de espaço da tampa; se o espaço deixado for maior, não há problema, desde que o vácuo se forme sem problemas. Caso contrário, você pode usar potes menores, sempre deixando pelo menos 1 cm da borda. Aperte bem as tampas sanitizadas, mas não de forma excessiva 15 e deixe esfriar. Com o calor da geleia, o vácuo se formará, permitindo conservar o produto por um longo tempo. Uma vez que os potes estejam frios, verifique se o vácuo ocorreu corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo ocorreu. Sua geleia de figos e amêndoas estará pronta para ser saboreada!