Geleia de figos e amêndoas

/5

APRESENTAÇÃO

Verdes, doces e açucarados... de quem estamos falando? Obviamente de uma das frutas doces do final do verão: os figos! É preciso esperar um ano inteiro para saboreá-los e seu tempo não dura muito, mas para preservar toda a sua doçura, o melhor remédio é certamente transformá-los em uma geleia, que lhe fará companhia durante o resto do ano. Claro, as opções são infinitas, desde a mais Geleia de figo à aromatizada com baunilha, mas desta vez escolhemos surpreendê-lo com uma geleia de figos e amêndoas, que com sua nota crocante certamente terá um diferencial! Imagine acordar em uma manhã chuvosa de outono, uma fatia de pão torrado e esta geleia serão o melhor mimo que você poderia desejar... e se ainda não for suficiente, use a geleia de figos e amêndoas para fazer uma deliciosa Torta de avelãs com geleia de figo, perfeita em qualquer momento do dia!

INGREDIENTES
Ingredientes para 2 potes de 250 ml
Figos 1 kg
Açúcar 150 g
Casca de limão 1
Amêndoas em lâminas 40 g

Preparação

Para preparar a geleia de figos e amêndoas, a primeira coisa a fazer é descascar os figos 1: de um kg, você obterá cerca de 800 gramas. Nesse ponto, corte-os em quatro partes 2 e depois divida cada pedaço ao meio 3.

Transfira os figos para uma panela, de preferência com fundo grosso 4, adicione a casca de limão 5, o açúcar 6

misture brevemente de forma bem delicada e cubra com filme plástico 7. Deixe os figos macerarem por 1 hora e, enquanto isso, ocupe-se de sanitizar os potes onde você armazenará sua geleia de figos e amêndoas; recomendamos seguir as diretrizes do Ministério da Saúde indicadas no final da receita. Após este tempo, remova o filme plástico 8 e leve ao fogo. Use uma chama alta até a fervura, depois continue cozinhando em fogo baixo, mexendo de vez em quando,

até alcançar a temperatura de 105° 10; sempre use um termômetro de cozinha para medir a temperatura correta. Ao contrário de outras geleias, esta não deve atingir a temperatura usual de 108°, caso contrário, com os figos, ficará muito densa e pegajosa. Enquanto a geleia atinge a temperatura, toste também as amêndoas em uma frigideira, em fogo moderado 11. Quando estiverem bem douradas, desligue o fogo e adicione-as à sua geleia 12.

Misture para incorporá-las ao restante 13 e então ocupe-se de envasar a geleia de figos e amêndoas, ela deve estar ainda quente 14 e você deve deixar pelo menos 1 cm de espaço da tampa; se o espaço deixado for maior, não há problema, desde que o vácuo se forme sem problemas. Caso contrário, você pode usar potes menores, sempre deixando pelo menos 1 cm da borda. Aperte bem as tampas sanitizadas, mas não de forma excessiva 15 e deixe esfriar. Com o calor da geleia, o vácuo se formará, permitindo conservar o produto por um longo tempo. Uma vez que os potes estejam frios, verifique se o vácuo ocorreu corretamente: você pode pressionar o centro da tampa e, se não ouvir o clássico "click-clack", o vácuo ocorreu. Sua geleia de figos e amêndoas estará pronta para ser saboreada!

Conservação

É aconselhável conservar a geleia de figos e amêndoas por cerca de 3 meses, desde que o vácuo tenha ocorrido corretamente e os potes sejam armazenados em local fresco e seco, longe de fontes de luz e calor. É recomendável esperar pelo menos 2-3 semanas antes de consumir a geleia. Uma vez aberto cada pote, conserve na geladeira e consuma em 3-4 dias no máximo.

Conselho

Para obter uma boa geleia, é importante cozinhar no menor tempo possível, evitando cozinhar em fogo muito alto para não queimar. Por essa razão, também é útil não cozinhar quantidades muito grandes de fruta: quanto maior a quantidade, mais tempo será necessário.

IMPORTANTE

A preparação caseira de conservas e geleias pode apresentar riscos à saúde. Em um ambiente doméstico, não é possível criar as condições e medidas necessárias para garantir a segurança e adequação dos alimentos, que, ao contrário, os procedimentos industriais são capazes de assegurar para prevenir contaminações perigosas. É, portanto, importante seguir rigorosamente as indicações de segurança alimentar para reduzir os riscos, mas deve-se sempre ter em mente que nunca se poderá obter a mesma segurança alimentar que apresentam as conservas e geleias produzidas a nível profissional. Para uma correta preparação das conservas caseiras, remetemos às diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.