Lasanha de abóbora e speck

/5

APRESENTAÇÃO

As lasanhas com abóbora e speck são um prato principal rico e saboroso que aquece o coração. A abóbora da estação é valorizada pelo aroma das folhas de sálvia fresca e pela característica nota defumada do speck.

Mas que lasanha seria sem um Bechamel cremoso? Aqui você encontra uma variante especial temperada com taleggio, um típico queijo lombardo que realça o caráter montanhoso dos ingredientes protagonistas desta receita.

Perfeitas para um almoço de domingo, as lasanhas com abóbora e speck celebram os sabores de outono com gosto e substância!

Descubra também outras deliciosas receitas de Lasanha com abóbora:

INGREDIENTES

Para a massa fresca
Farinha tipo 00 300 g
Ovos 3
Sal fino quanto baste
Para o recheio
Abóbora 1 ¼ kg - (700 g de abóbora limpa)
Speck 150 g
Cebolas 50 g
Parmigiano Reggiano DOP 60 g - (para ralar)
Sálvia 1 ramalhete
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o molho bechamel com taleggio
Leite inteiro 600 g
Queijo Taleggio 150 g
Farinha tipo 00 50 g
Manteiga 50 g
Sal quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar as lasanhas com abóbora e speck, comece pela massa de ovo: coloque a farinha na bancada 1, faça um buraco no meio e adicione os ovos no centro 2. Tempere com uma pitada de sal 3.

Com um garfo, quebre os ovos e incorpore-os à farinha 4. Trabalhe com as mãos 5 até obter uma massa lisa e homogênea 6. Envolva a massa em filme plástico e reserve.

Prepare o molho bechamel com taleggio: aqueça o leite em uma panela e derreta a manteiga em outra panela separada 7. Adicione toda a farinha à manteiga derretida de uma vez 8 e misture rapidamente com um batedor 9.

Quando o roux estiver formado, adicione o leite quente 10 e misture bem com o batedor para evitar a formação de grumos 11. Deixe engrossar em fogo baixo, mexendo continuamente, depois desligue o fogo e adicione o taleggio em pedaços 12.

Reserve o molho bechamel coberto com filme plástico em contato 13. Agora aqueça o azeite em uma panela, adicione as cebolas cortadas em fatias 14 e o speck cortado em tiras. Cozinhe em fogo médio por cerca de 2-3 minutos 15.

Quando o speck estiver crocante, adicione a abóbora cortada em cubos 16. Tempere com sal, a sálvia picada 17 e uma pitada de pimenta-do-reino 18. Cozinhe em fogo médio por cerca de 10-15 minutos, até que a abóbora esteja macia.

Retome a massa e abra-a primeiro com o rolo 19, depois passe pela máquina de macarrão até obter folhas com 2 mm de espessura 20. Corte a massa em retângulos do tamanho da assadeira 21; utilizamos uma assadeira de 26x19 cm.

Escalde os retângulos de massa por cerca de 2 minutos em água fervente 22, depois escorra-os em uma tigela com água e gelo para interromper o cozimento 23. Por fim, coloque as folhas sobre um pano de prato 24.

Agora você está pronto para montar a lasanha: espalhe uma leve camada de molho bechamel no fundo de uma travessa 25, depois coloque o primeiro retângulo de massa 26. Cubra com mais molho bechamel e distribua a mistura de abóbora e speck 27.

Polvilhe com Parmigiano Reggiano ralado 28 e comece com outra camada de massa 29, continuando assim até que os ingredientes se esgotem 30. No total, você deve obter 5 camadas.

Finalize com bastante queijo ralado e leve a lasanha ao forno estático a 180°C por cerca de 30-35 minutos 31 ou até que a superfície esteja dourada 32. Retire do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de servir sua lasanha com abóbora e speck 33!

Conservação

As lasanhas com abóbora e speck podem ser conservadas na geladeira por 1-2 dias, em um recipiente hermético.

Você pode congelá-las depois de cozidas e completamente resfriadas.

Dica

Se preferir, pode substituir o taleggio por fontina ou um queijo tipo toma semi-curado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.