Mexilhões fritos
				- Energía Kcal 693
 - Carboidratos g 24.1
 - dos quais açúcares g 1.5
 - Proteína g 18.4
 - Gorduras g 58.1
 - das quais gorduras saturadas g 8.96
 - Fibra g 1.3
 - Colesterol mg 192
 - Sódio mg 721
 
- Dificuldade: Médio
 - Tempo de preparação: 20 min
 - Tempo de cozimento: 10 min
 - Porção: 4
 - Custo: Baixo
 
APRESENTAÇÃO
A Puglia é famosa por suas belas praias e pelo peixe sempre fresquíssimo que todas as manhãs chega aos cais de pequenas e grandes cidades junto com Mexilhões à marinara, ouriços e muitos outros frutos do mar! Apesar de nos restaurantes muitas vezes se preferir peixe cru, os mexilhões fritos são uma entrada da tradição marítima que no menu não pode faltar. A maioria das receitas à base de mexilhões geralmente prevê a abertura do fruto apenas durante o cozimento, como no caso da Impepata de mexilhões, enquanto para preparar os mexilhões fritos será necessário primeiro abri-los, depois recheá-los e finalmente fritá-los... apenas assim eles permanecerão macios e liberarão todo o seu maravilhoso sabor! Os mexilhões fritos são perfeitos para servir como entrada ainda quentes, mas serão deliciosos para saborear também em temperatura ambiente e você poderá usá-los para montar um buffet em estilo 100% pugliano!
Não perca também estas especialidades da cozinha pugliana:
- INGREDIENTES
 - Mexilhões 800 g - de tamanho grande
 - Pão de forma branco 120 g - ou miolo de pão fresco
 - Ovos 2
 - Parmigiano Reggiano DOP 40 g
 - Farinha de rosca 40 g - (se necessário, a quantidade pode ser maior)
 - Salsa 20 g
 - Sal fino quanto baste
 - Pimenta preta quanto baste
 - Óleo de girassol quanto baste - para fritar
 
Preparação
										Para preparar os mexilhões fritos, a primeira coisa a fazer é cuidar da limpeza dos mexilhões. Uma vez limpo a concha com uma palha de aço e eliminada a barbinha interna 1, você deverá abri-los crus. Para fazer isso, basta segurar o mexilhão com a mão esquerda e deslizar a lâmina de uma faquinha entre as duas conchas empurrando para fora 2. Depois abra as duas valvas, deixando-as unidas 3.
										Coloque os mexilhões abertos dentro de uma peneira que você terá posicionado sobre uma tigela e continue abrindo os outros mexilhões 4. Agora cuide do recheio: mova a peneira com os mexilhões conservando a água liberada 5, depois adicione o pão esfarelando-o grosseiramente 6.
										Amasse tudo com as mãos 7, depois adicione o Parmesão 8 e a salsinha picada finamente 9.
										Adicione também cerca de 40 g de farinha de rosca 10 e os ovos 11. Misture tudo até obter uma mistura uniforme 12.
										Ajuste o sal 13 e a pimenta. Neste ponto será necessário ajustar a mistura adicionando mais farinha de rosca de acordo com a quantidade de água liberada pelos mexilhões até obter uma consistência seca e compacta. Disponha os mexilhões em uma bandeja e preencha-os com cerca de 1 colher de chá da mistura recém-preparada 14 15, depois pressione a mistura e feche ligeiramente as valvas.
										Assim que você tiver preenchido todos os mexilhões 16, aqueça o óleo até atingir a temperatura de 170°C e quando estiver quente, mergulhe poucos pedaços por vez usando uma escumadeira 17. Preste muita atenção porque nesta fase o óleo pode espirrar. Quando estiverem bem dourados, levará de 3 a 4 minutos, escorra-os 18.
										Transfira os mexilhões para uma folha de papel toalha 19 e continue fritando todos os outros 20. Sirva seus mexilhões fritos ainda quentes 21!