Mexilhões à tarantina

/5

APRESENTAÇÃO

A Puglia é famosa pelo sol, pelas praias, pelo mar e pelas Orecchiette; mas quem ama esta região não pode deixar de amar também a cozinha pugliese: pratos saborosos em sua simplicidade... como os mexilhões fritos ou aqueles que apresentamos hoje: os mexilhões à tarantina que propomos nesta receita! Uma espécie de sopa de mexilhões perfeita para servir como aperitivo fácil e rápido! Os sabores lembram os de um clássico sautée, mas o gosto levemente picante do molho de tomate faz com que os mexilhões à tarantina sejam um prato delicioso e completo! A mistura perfeita: maciez dos moluscos, corpo do tomate e a crocância do pão quente: ninguém conseguirá resistir e cederá sem hesitações... ao pão com molho!

INGREDIENTES

Mexilhões 1 kg
Polpa de tomate 400 g
Alho 2 dentes
Pimenta fresca 1
Vinho branco 50 g
Azeite virgem extra 40 g -
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Salsa quanto baste
Para acompanhar:
Pão 8 fatias - pugliese

Preparação

Para preparar os mexilhões à tarantina, cuide primeiro da Como limpar e abrir mexilhões. Enxágue os mexilhões em água corrente 1, depois, usando o dorso de uma faca, remova todas as impurezas externas 2 e arranque a barba com um movimento firme 3.

Coloque em uma panela metade da quantidade indicada de óleo e adicione um dente de alho descascado e inteiro 4; deixe dourar e acrescente os mexilhões 5. Adicione um ramo de salsa inteiro e o vinho branco para flambar 6,

depois tampe 7 e deixe os mexilhões abrirem 8: isso levará cerca de 4 minutos, assim que se abrirem, você poderá desligar o fogo. Enquanto isso, retire as sementes da pimenta e pique-a finamente 9.

Coloque em outra panela o restante do óleo, adicione a pimenta e o outro dente de alho amassado 10, deixe dourar o refogado em fogo bem baixo, mexendo de vez em quando. Depois adicione a polpa de tomate 11, tempere com uma pitada de pimenta e um pouco de sal (apenas um pouco, pois os mexilhões já são muito saborosos), tomando cuidado para não exagerar, porque os mexilhões já são muito saborosos 12. Deixe o molho cozinhar por 5-6 minutos, mexendo de vez em quando.

Coe os mexilhões recolhendo o caldo em uma tigela 13, para despejá-lo mais facilmente no molho 14. Deixe cozinhar por mais 10 minutos; enquanto isso, retire o alho 15 e a salsa dos mexilhões e reserve-os.

Falta apenas o acompanhamento crocante: corte o pão pugliese 16, coloque-o em uma assadeira coberta com papel manteiga e despeje um fio de azeite 17, depois torre por alguns minutos no forno sob a grelha a 250º por 3 minutos, até que fique bem dourado 18.

Uma vez que o molho estiver pronto, adicione os mexilhões 19 e misture 20. Depois pique finamente a salsa 21

e adicione-a aos seus mexilhões à tarantina 22. Espere mais 3 minutos, polvilhe com uma quantidade generosa de pimenta-do-reino se preferir, misture uma última vez 23 e sirva os mexilhões à tarantina junto com o pão torrado 24!

Conservação

Recomenda-se consumir os mexilhões à tarantina imediatamente. Não é recomendado congelar.

Conselho

Transforme os mexilhões à tarantina em um prato principal, utilizando seu molho com o formato de massa que você mais ama!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.