Molho tártaro
 
				- Energía Kcal 129
- Carboidratos g 0.2
- dos quais açúcares g 0.2
- Proteína g 0.8
- Gorduras g 13.9
- das quais gorduras saturadas g 1.82
- Fibra g 0.2
- Colesterol mg 51
- Sódio mg 95
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 10 min
- Rende: pedaços
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
O molho tártaro é um molho semelhante à maionese, preparado com uma base de gemas tanto cozidas quanto frescas, que são batidas adicionando vinagre de vinho branco e óleo em fio.
A particularidade do molho tártaro é que ele é enriquecido com uma mistura de picles, alcaparras, estragão e salsa, o que o torna mais especial e saboroso que a maionese.
O molho tártaro é um ótimo acompanhamento para carnes e peixes e servido com ovos cozidos representa uma entrada saborosa. 
Algumas variações do molho tártaro também incluem a adição de azeitonas verdes picadas ou uma colher de chá de mostarda para emulsificar.
- INGREDIENTES
- Ingredientes para cerca de 300 g de molho
- Gemas 6
- Vinagre de vinho branco 1 colher
- alcaparras 1 colher
- Pepininhos em conserva 3
- Óleo de sementes 200 ml
- Salsa 1 punhado
- Estragão 1 punhado
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
Preparo
 
										Para preparar o molho tártaro, comece cozinhando 4 ovos. Enquanto isso, pique finamente com uma faca os picles e as alcaparras 1, pique também a salsa e o estragão 2. Separe as gemas cozidas dos ovos e coloque-as em uma tigela, adicione o vinagre de vinho branco 3, uma boa pitada de sal e uma moagem de pimenta-do-reino.
 
										Coloque a tigela sobre um pano úmido para que durante a preparação do molho a tigela não se mova, então trabalhe as gemas com uma colher de pau até incorporar bem os ingredientes 4. Por fim, adicione as duas gemas frescas e comece a bater a mistura com um batedor elétrico, como para preparar uma maionese clássica; incorpore o óleo muito lentamente, primeiro em gotas, depois em fio (sempre muito fino) continuando a bater com o batedor 5. Tome cuidado para não incorporar muito óleo de uma vez e sempre bater na mesma direção, caso contrário, o molho pode desandar. Quando tiver adicionado todo o óleo, o molho deve ter uma consistência firme e cremosa. Neste ponto, você pode incorporar os picles, as alcaparras, a salsa e o estragão picados 6. O molho tártaro está pronto para ser saboreado!