Vitela à vinagrete com maionese

/5

APRESENTAÇÃO

Diga a verdade: ao percorrer o menu em certos lugares especiais, no final nossa escolha recai sobre os clássicos, especialmente quando estamos no território típico de produção. A vitela à vinagrete com maionese é um daqueles aperitivos que escolheríamos sempre, até mesmo para o aperitivo natalino: a carne macia apresentada em fatias finas para acompanhar com o cremoso Salsa tonnata, graças à presença da maionese feita em casa que confere uma textura irresistivelmente lisa e aveludada. Esta receita especial foi realizada pelos jovens do Scannabue, uma trattoria única e histórica de Turim, com a ajuda de uma enviada igualmente especial: Cooker Girl.

INGREDIENTES

Ingredientes para a carne
Vitelo 1 kg - (coxão duro ou lagarto)
Para o molho tártaro
Atum em conserva 160 g - (vermelho da Sicília)
anchovas em óleo 7 - (Cantábrico)
Alcaparras em sal 2 colherinhas - (de Pantelleria)
molho Worcestershire 1 colherinha
Para a maionese feita em casa
Gemas 2 - (médios)
Óleo de sementes 250 g
Vinagre de vinho branco 2 colheres
Suco de limão 1 colher
Mostarda 1 colher - (rasa)
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar a vitela à vinagrete com maionese, prepare a maionese em casa (cerca de 200 g). Bata 2 gemas 1 com 20 g de vinagre de vinho branco e 10 g de suco de limão. Comece a trabalhar com um batedor de mão 2. Adicione o óleo de semente em fio enquanto continua a trabalhar com o batedor para ajustar a consistência 3.

Por fim, adicione a mostarda e misture com o batedor para obter uma consistência cremosa e homogênea 4. Reserve e prossiga com a preparação do molho tártaro: bata juntos o atum vermelho da Sicília escorrido, as anchovas do Cantábrico 5, as alcaparras dessalgadas, até obter uma mistura homogênea 6.

Adicione a maionese à mistura 7, depois também o molho inglês 8, misture para obter um molho aveludado e homogêneo 9. Reserve.

Para a carne, pegue o pedaço de carne de vitela (ou girello): salgue 10, regue com óleo 11 e massageie todo o pedaço de carne 12.

Antes de assar, a carne deve ser dourada em uma panela já quente com um fio de óleo para selá-la 13 14: isso fará com que os sucos fiquem dentro e a carne fique muito macia mesmo quando a cocção no forno for finalizada. Em seguida, coloque no forno a 135° (forno estático pré-aquecido), por 20-25 minutos (para o kg de carne que utilizamos). A temperatura interna deverá ser de 59°.

É hora de empratar: corte a carne em fatias muito finas, disponha-as no prato de servir 16, depois tempere com o molho tártaro, um botão de alcaparra 17 e a sua vitela à vinagrete com maionese 18.

Conservação

Você pode conservar a carne por 1 dia em um recipiente hermético.

Você pode conservar a maionese feita em casa por 1 dia na geladeira.

Você pode conservar o molho tártaro por 1 dia na geladeira.

Conselho

Para a versão da vitela à vinagrete à moda antiga, após o cozimento da carne, recupere todo o caldo, passe pela peneira, adicione os ovos cozidos (inteiros) e, se necessário, mais caldo de carne ou vegetal, um fio de óleo cru, atum, anchovas e alcaparras tostadas.

Restaurante Scannabue

Paolo Fantini e Gigi Desana, dois amigos arquitetos com a paixão pela boa mesa que compartilham desde 2008 com todos os convidados do Scannabue, um lugar especial que abriram juntos no coração de San Salvario, em Turim. Muitos pratos icônicos da cozinha piemontesa como a vitela à vinagrete e os raviolis del plin, mas também pratos revisitados e combinações originais, sempre com grande atenção à qualidade e aos produtos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.