Nhoque sem glúten à sorrentina

/5

APRESENTAÇÃO

Os nhoques sem glúten à sorrentina são a versão sem glúten de um dos pratos mais amados da tradição campana! O clássico molho à base de molho de tomate e fiordilatte encontra a consistência macia dos nhoques sem glúten, feitos com fécula de batata como alternativa à farinha.
Um prato principal fácil e rápido, que traz à mesa o sabor autêntico dos nhoques à sorrentina em uma versão adequada para todos.

Perfeitos para um almoço em família ou um jantar entre amigos, os nhoques sem glúten à sorrentina irão conquistar a todos na primeira mordida graças ao efeito gratinado do queijo que os torna irresistíveis. Temos certeza de que você os preparará muitas vezes porque se tornarão uma receita muito requisitada! 

Experimente também estas deliciosas receitas de nhoques sem glúten:

INGREDIENTES

para o nhoque sem glúten
Batatas vermelhas 1 kg
Fécula de batata 200 g
Sal fino quanto baste
Noz-moscada quanto baste
para o molho
Passata de tomate 1 kg
Fiordilatte 400 g
Alho 1 dente
Manjericão quanto baste
Azeite virgem extra 40 g
Sal fino quanto baste

Preparo

Para preparar os nhoques sem glúten à sorrentina, primeiro cozinhe as batatas em bastante água fria. Cozinhe por cerca de 40 minutos a partir da fervura, ou até que você consiga finalmente espetá-las com um garfo. Amasse as batatas enquanto ainda estão bem quentes 2, depois adicione a fécula de batata, o sal e a noz-moscada 3.

Sove à mão até que os ingredientes se compactem 4. Transfira a mistura para a bancada e continue sovando 5 até obter uma massa lisa e homogênea 6. Envolva a massa em filme plástico e deixe descansar por 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o molho: aqueça o óleo com o alho em uma frigideira 7, depois adicione o purê de tomate 8 e salgue 9.

Perfume com as folhas de manjericão 10, misture 11 e cozinhe em fogo baixo por 20-30 minutos, tomando cuidado para não reduzir demais 12

Após o tempo de descanso, divida a massa em porções menores e estenda-as para formar rolinhos de 2 cm de espessura 13. Corte os rolinhos em pedaços de 2-3 cm 14 e passe-os delicadamente no cortador de nhoque 15

Quando o molho estiver cozido, você pode cozinhar os nhoques em água fervente com sal 16. Assim que subirem à superfície, escorra-os no molho 17 e misture delicadamente para integrar tudo 18

Retire a frigideira do fogo e adicione o queijo ralado (reservando um pouco para gratinar) 19. Transfira os nhoques para um refratário de cerca de 26 cm de diâmetro 20 e adicione a mussarela fatiada por cima 21.

Polvilhe com o queijo ralado reservado 22, regue com um fio de azeite e leve ao forno a 200° em modo grill por 10 minutos 23. Retire do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de decorar com o manjericão e servir seus nhoques sem glúten à sorrentina 24!

Conservação

Os nhoques sem glúten à sorrentina podem ser armazenados na geladeira por 1-2 dias.

Podem também ser congelados tanto crus quanto cozidos.

Dica

Se preferir um molho de consistência mais rústica, você pode substituir o purê por tomates pelados.

Tente usar a provola defumada no lugar do fiordilatte... será uma explosão de sabores!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.