Orzotto com cogumelos e maçãs

/5

APRESENTAÇÃO

A temporada de inverno nos delicia com seus frutos saborosos como os perfumados cogumelos porcini e as maçãs suculentas e adocicadas, que aqui unimos em um prato principal incomum e apetitoso: o orzotto com cogumelos e maçãs. Um prato de sabores e cremosidade irresistíveis graças à cozedura estilo risoto, que permite que o orzotto absorva melhor o tempero de forma lenta, e à finalização com o queijo Pecorino, que enriquece a refeição com uma nota saborosa a mais. O orzotto com cogumelos e maçãs é uma alternativa genuína ao clássico risoto, que aguçará a curiosidade e o apetite de seus convidados. Dê um toque especial aos seus menus e traga à mesa novas e atraentes combinações de sabores!

INGREDIENTES
Maçãs Fuji 240 g
Cogumelos porcini 240 g
cevada 250 g
Caldo de legumes 1 l
Chalota 1
Azeite virgem extra 30 g
Queijo pecorino romano 100 g - semi-curado
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Salsa 3 raminhos

Preparação

Para preparar o orzotto com cogumelos e maçãs, prepare o caldo de legumes, que você precisará manter quente para usar na cozedura do orzotto. Em seguida, passe para a limpeza dos cogumelos: remova a base do talo 1, limpe a superfície com um pano para remover resíduos de terra 2, depois corte-os em fatias no sentido longitudinal 3. Reserve-os e prossiga com a receita.

Enxágue a cevada em água corrente 4, e depois deixe escorrer em uma peneira. Descasque e pique a chalota, depois coloque um fio de azeite em uma panela, adicione a chalota picada 5 e refogue em fogo moderado até que fique translúcida. Neste ponto, adicione a cevada 6 e toste por um minuto,

então regue com uma concha de caldo 7, adicione sal, pimenta e continue cozinhando por cerca de 20 minutos como se fosse um risoto, adicionando o caldo aos poucos conforme necessário, mexendo de vez em quando. Enquanto o orzotto cozinha, cuide das maçãs: lave-as e seque-as, depois divida-as primeiro ao meio 8 e depois em 4 gomos. Corte fora a parte central do caroço dos gomos 9,

então, sem descascá-las, corte-as em pequenos cubos 10. Na metade do cozimento do orzotto (após cerca de 10 minutos) adicione os cogumelos porcini 11 e as maçãs em cubos 12

Continue cozinhando por mais 10 minutos, adicionando sempre o caldo aos poucos 13. Rale o Pecorino semi-curado 14 e quando o orzotto estiver cozido, desligue o fogo e finalize com o queijo ralado 15.

Para finalizar, aromatize com a salsa fresca picada 16, misture para dar sabor 17 e sirva imediatamente o orzotto com cogumelos e maçãs bem quente 18!

Conservação

É preferível consumir o orzotto com cogumelos e maçãs imediatamente; caso sobre, guarde na geladeira coberto com filme plástico por no máximo 1 dia. Não é recomendado congelar.

Dica

Em alternativa ao Pecorino, você pode usar Parmigiano Reggiano ou Grana Padano.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.