Papassini sardi

/5

APRESENTAÇÃO

Para a festa de Todos os Santos de primeiro de novembro, escolhemos propor uma receita que vem da Sardenha: os papassini sardi, também chamados de papassinos, papassinas ou pabassinos. São deliciosos biscoitinhos rústicos e crocantes com a típica forma de losango, cobertos por uma alva cobertura decorada com granulados coloridos que os sardos chamam de "cappa". O termo papassini deriva da palavra papassa, que no dialeto sardo significa uva passa, ingrediente indispensável nestes docinhos de sabores simples. As origens antigas e caseiras desta receita são traídas pelas variações que se encontram nas diversas receitas espalhadas por toda a região. Entre as diversas versões, existe uma que inclui na massa a "sapa", um xarope de uva açucarado que se obtém do mosto recém-preparado e que confere um aroma único a esses biscoitos de outono. Bons e genuínos, os papassini sardi mantêm viva uma das tradições mais saborosas da ilha!

INGREDIENTES

Ingredientes para 25 biscoitos
Farinha tipo 00 500 g
Açúcar 200 g
Banha 200 g
Uvas passas 130 g
Amêndoas peladas 130 g
Ovos 120 g - (cerca de 2 médias)
Leite inteiro 80 g - morno
Amônia para bolos 1 g
Extrato de amêndoa 2 g
para a cobertura
Açúcar de confeiteiro 150 g
Claras 80 g - ( cerca de 2 )
Confeitos coloridos quanto baste

Preparação

Para preparar os papassini, primeiro coloque as passas de molho na água 1. Torre as amêndoas na panela 2 e depois pique-as grosseiramente 3.

Despeje o amoníaco no leite morno 4 e misture para dissolver 5. Enquanto isso, escorra as passas que já estarão amolecidas 6.

Em uma tigela, coloque a farinha e o açúcar 7, adicione também a banha 8. Comece a trabalhar a massa com as mãos e depois adicione os ovos 9.

Tempere com o extrato de amêndoa 10, adicione o leite misturado com o amoníaco 11 e as amêndoas torradas e picadas 12.

Por último, incorpore as passas amolecidas 13 e amasse até obter uma massa homogênea 14. Envolva-a com filme plástico 15 e coloque na geladeira por pelo menos uma hora.

Após esse tempo, recupere a massa e a estenda com o rolo sobre uma superfície levemente enfarinhada até uma espessura de 1 cm 16. Faça losangos com um cortador de biscoitos 17. Trabalhe as sobras de massa para fazer mais biscoitos até esgotar toda a massa. Coloque os biscoitos em uma assadeira forrada com papel manteiga 18 e asse em forno estático pré-aquecido a 180°C por 30 minutos.

Após o cozimento, retire os papassini do forno e deixe esfriar um pouco 19. Enquanto isso, prepare a cobertura: em uma tigela, coloque as claras e o açúcar de confeiteiro 20, bata a mistura com uma batedeira até que fique branca e densa, o ponto deve ser espalhável 21.

Cubra os biscoitos com a cobertura usando uma espátula 22. Decore imediatamente com granulados coloridos e coloque em uma grade para secar a cobertura 23. Os papassini estão prontos para serem saboreados 24.

Conservação

Os papassini sardi se conservam em uma lata por uma semana. É possível congelar a massa crua.

Dica

A banha pode ser substituída pela mesma quantidade de manteiga.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.