Rame di Napoli

- Energía Kcal 180
- Carboidratos g 22.3
- dos quais açúcares g 12.3
- Proteína g 3
- Gorduras g 8.8
- das quais gorduras saturadas g 4.5
- Fibra g 1.5
- Colesterol mg 1
- Sódio mg 76
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 25 min
- Rende: 18 pedaços
- Custo: Médio
- Notas mais 2 horas de descanso para secar a cobertura
APRESENTAÇÃO
As rame de Napoli são uma irresistível iguaria da nossa tradição culinária, mas não se deixem enganar pelo nome, esses docinhos deliciosos não vêm da Campânia, como se poderia pensar, mas sim da Sicília. A origem do nome parece se referir à unificação do Reino das Duas Sicílias, ocorrida em 1816. Para celebrar este evento, os soberanos bourbônicos cunharam uma moeda especial contendo uma liga de cobre e, para a ocasião, os sicilianos criaram a versão doce desta moeda. Macias, temperadas e com uma deliciosa cobertura de chocolate, as rame de Napoli representam o doce típico da festa de Todos os Santos e dos Mortos, indispensáveis nos balcões das confeitarias sicilianas durante estas festas. Inclua esta receita entre suas especialidades de Halloween, com sua cobertura escura as rame de Napoli se transformarão em um delicioso docinho temático!
INGREDIENTES
- Ingredientes para 18 biscoitos
- Farinha tipo 00 225 g
- Leite inteiro 200 g
- Margarina vegetal 50 g
- Açúcar 100 g
- Cacau em pó amargo 50 g
- Fermento químico em pó 8 g
- Canela em pó 1 g
- Cravos-da-índia moídos 1 g
- Mel millefiori 20 g
- Casca de laranja ½
- para a cobertura
- Chocolate amargo 100 g
- Margarina vegetal 60 g
- Geléia de laranja 30 g
- Granulado de pistache 20 g
Preparação

Para preparar as rame de Napoli derreta a margarina em banho-maria ou no micro-ondas e reserve. Despeje em uma tigela grande o açúcar, os cravos-da-índia 1 e a canela em pó 2. Adicione o fermento em pó para bolos 3

Depois adicione o cacau em pó e aromatize a massa ralando a casca da laranja 4, tomando cuidado para evitar a parte branca da casca que ficaria amarga. Despeje o mel 5 e a margarina derretida 6.

Misture o composto com uma espátula para incorporá-lo 7, em outra vasilha peneire a farinha 8 e, uma colher por vez, incorpore-a à massa 9.

Despeje também o leite, alternando com a farinha 10, misture até obter uma massa bem homogênea 11. Agora modele os docinhos: forre uma assadeira com papel manteiga, então pegue uma colher de massa e forme uma bolinha fazendo a massa deslizar sobre a assadeira com a ajuda de outra colher 12, cuide para distanciar os docinhos uns dos outros pois irão crescer durante o cozimento.

Uma vez terminados os docinhos 13, asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 15 minutos. Após o cozimento, retire os biscoitos do forno e deixe-os esfriar 14. Prepare a cobertura: pique o chocolate amargo com uma faca 15

Coloque-o em uma panela para o banho-maria 16, adicione a margarina 17 e aqueça em fogo moderado até que o composto esteja completamente derretido 18.

Pegue os biscoitos que já esfriaram, pincele a superfície com a geleia de laranja 19, mergulhe-os no chocolate 20 e coloque-os sobre uma grade 21

Cubra-os com granulado de pistache 22, deixe a cobertura secar por cerca de 2 horas 23 e depois aprecie suas rame de Napoli 24.