Amaretti

/5

APRESENTAÇÃO

Os amaretti são pequenos biscoitos muito amados e difundidos em várias regiões da Itália. Do norte ao sul, existem diferentes variantes, de massa macia, cobertos com açúcar e granulado ou crocantes, como os que propomos nesta receita. O sabor intenso dos amaretti é obtido graças à combinação de amêndoas doces sem pele e amêndoas armelinas, retiradas dos caroços de damascos e pêssegos e usadas em pequenas doses em preparações de confeitaria. A preparação dos amaretti não é complexa: as amêndoas, o açúcar de confeiteiro e o açúcar refinado são finamente triturados juntos e misturados com as claras. Mas, uma vez formada a massa, é necessário deixá-la descansar na geladeira durante toda a noite para obter a consistência correta. Os amaretti são os biscoitos certos para uma pausa doce ou para acompanhar o momento do chá! Eles também são perfeitos como recheio para bolos ou tortas!

INGREDIENTES
Ingredientes para 50 amaretti
Amêndoas peladas 200 g
Açúcar 140 g
Açúcar de confeiteiro 125 g
Claras 50 g
Amêndoas de caroço 15 g
Amônia para bolos 3 g
Extrato de amêndoa quanto baste - amargo (opcional)

Preparação

Para preparar os amaretti, torre as amêndoas sem pele por alguns minutos em forno estático pré-aquecido a 200° 1. Depois, coloque-as no processador com as amêndoas armelinas, o açúcar refinado e o açúcar de confeiteiro 2 e triture tudo 3.

Em seguida, peneire a mistura 4 antes de colocá-la novamente no processador para triturar ainda mais finamente 5. Peneire-a novamente em uma tigela grande 6.

Agora adicione o bicarbonato de amônio para doces 7, as claras 8 e algumas gotas de extrato de amêndoas amargas (opcional). Misture com uma espátula para integrar os ingredientes e obter uma massa macia e homogênea 9.

Cubra com um pano limpo 10 e coloque a massa na geladeira por uma noite inteira. No dia seguinte, retire a massa que estará solidificada 11 e faça cerca de 50 bolinhas 12.

Você pode assar em duas fornadas, dispondo 25 bolinhas de cada vez, espaçadas entre si, em uma assadeira forrada com papel manteiga. Pressione levemente no centro com os dedos 13 e asse em forno estático pré-aquecido a 170° por cerca de 20 minutos (150° por 10-15 minutos se forno ventilado). Após o tempo necessário, retire os amaretti do forno 14 e deixe-os esfriar em uma grade antes de servi-los 15.

Conservação

Você pode conservar os amaretti por 2-3 dias em um pote de vidro ou de lata, ou em um saco plástico. Não recomendamos congelar a massa crua, mas é possível congelar os biscoitos crus já formados e dispostos em uma bandeja, bem espaçados.

Conselho

Você pode usar bicarbonato de sódio no lugar do bicarbonato de amônio para doces nas mesmas quantidades. Se não quiser usar as amêndoas armelinas, pode substituí-las pela mesma quantidade de amêndoas sem pele. Você pode comprar o extrato de amêndoas amargas em lojas de produtos naturais.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.