Rigatoni com a pajata

/5

APRESENTAÇÃO

Os rigatoni com a pajata são um dos pilares da culinária romana, menos conhecidos em comparação com alguns grandes clássicos como a Dobradinha à moda romana e a Coda alla vaccinara. Assim como nas receitas mencionadas, também neste caso trata-se de uma preparação estruturada, onde para o molho básico utiliza-se molho de tomate que é enriquecido pela presença de um ingrediente muito humilde e não mais comum na cozinha cotidiana, justamente a pajata, que pertence ao corte de bovino não considerado de primeira escolha. Graças a um cozimento em fogo baixo, a carne ficará muito macia e tenra, criando um molho saboroso. Experimente preparar este prato principal, saboreie a autêntica tradição do Lácio e descubra, assim como Alberto Sordi no filme "Il Marchese del Grillo", que um prato de origens humildes pode encantar a todos.

INGREDIENTES
Rigatoni 320 g
Pijatá 500 g - de vitela
Passata de tomate 500 g
Cebolas brancas 30 g
Aipo 50 g
Alho 15 g
Vinho branco 200 g
Azeite virgem extra 30 g
Sal grosso 10 g
Pimenta em pó 5 g

Preparação

Para preparar os rigatoni com a pajata, comece pelo molho; portanto, faça o picadinho para o Como fazer o refogado limpando a cebola e cortando-a primeiro no sentido vertical e depois horizontal 1: desta forma, graças aos cortes cruzados, você conseguirá picá-la o mais finamente possível 2; em seguida, passe para o aipo, que será cortado em tiras 3

e depois em pequenos pedaços 4. Em uma panela grande, coloque o óleo junto com o picadinho de cebola e aipo 5, adicione também o dente de alho com casca (ou seja, não retirar a casca) 6 e deixe refogar por alguns minutos em fogo baixo, mexendo sempre.

Após lavar bem a pajata com cuidado, sem quebrá-la, já limpa e amarrada pelo açougueiro, adicione-a na panela, deixando fritar por 10 minutos 7, depois regue com vinho branco 8 e deixe evaporar, lembrando de retirar o alho 9.

Quando o líquido estiver completamente evaporado, adicione o molho de tomate 10, o sal grosso 11, a pimenta 12

e tampe 13, deixando cozinhar por cerca de 2 horas em fogo baixo, mexendo de vez em quando; somente se necessário, você pode adicionar um pouco de água. Quando a pajata estiver quase no final do cozimento, passe para a massa, que deverá ser colocada em abundante água fervente e salgada 14; uma vez pronta, escorra e coloque diretamente na panela de cozimento 15.

Em seguida, dê uma breve flambada em fogo alto 16 para dar sabor à massa e, se necessário, ajuste o sal 17; depois, sirva ainda bem quentes seus rigatoni com a pajata 18!

Conservação

Recomenda-se consumir os rigatoni com a pajata no momento. A pajata, uma vez cozida, pode ser conservada na geladeira por no máximo 2-3 dias coberta com filme plástico.

Conselho

Você pode servir os rigatoni com a pajata adicionando uma generosa pitada de pecorino ralado.

Curiosidade

A pajata, em romanesco pajata, é o intestino do bezerro que é limpo cuidadosamente pelos açougueiros antes de ser vendido. Dentro, está presente o quimo, que não é removido, pois confere cremosidade e sabor. Também no entretenimento, os rigatoni com pajata tiveram papéis importantes, desde o famoso filme de Alberto Sordi intitulado "Il Marchese del Grillo" até uma música intitulada "Pajata Rap", cantada por Fiorello e Gigi Sabani.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.