Pipe rigate com speck e batatas
- Fácil
- 2 h 25 min
- Kcal 674
A rosticciata de cogumelos (pilzgröstel) com speck, é um prato típico do Alto Adige, formado por uma salteada de batatas previamente cozidas, resfriadas e cortadas em fatias, que são salteadas até ficarem crocantes, com cogumelos e speck e outros aromas. A rosticciata de cogumelos (grostl) com speck é uma iguaria chamada “de reaproveitamento”, sendo ótima para usar as batatas que sobraram!
Para preparar a rosticciata (grostl) de chanterelles com speck, pegue 4 batatas médias e, sem descascá-las, lave bem e coloque para cozinhar em água salgada 1 em fogo moderado por cerca de 30 minutos (não devem desmanchar). Uma vez cozidas, escorra e deixe esfriar completamente (seria melhor prepará-las na noite anterior). Enquanto isso, limpe muito bem os chanterelles (cogumelos) com um pano macio e úmido, removendo qualquer resíduo de terra 2, e se forem muito grandes, corte-os em pedaços, mas não muito pequenos 3.
Pique finamente meia cebola e doure em uma frigideira com um fio de óleo, depois adicione os chanterelles (4-5) e cozinhe em fogo baixo até estarem cozidos, adicionando sal e algumas colheres de caldo quente, se necessário. Enquanto isso, em uma panela separada, doure com um fio de óleo o speck cortado em cubos ou tiras 6, e reserve.
Descasque as batatas que, entretanto, terão esfriado completamente 7, corte-as em fatias grossas e coloque-as em outra frigideira junto com a outra metade da cebola, cortada grosseiramente, e salteie por alguns minutos, depois ajuste sal e pimenta ao seu gosto e continue a cozinhar 9.
até que fiquem douradas de ambos os lados 10. Não vire as batatas com muita frequência para evitar que se desmanchem. Neste ponto, adicione os chanterelles 11. Ajuste o sal e a pimenta, se necessário, e depois sirva salpicando o grostl de chanterelles com o speck 12.