Pipe rigate com speck e batatas

- Energía Kcal 674
- Carboidratos g 87.7
- dos quais açúcares g 3.6
- Proteína g 26.7
- Gorduras g 24
- das quais gorduras saturadas g 7.89
- Fibra g 4.3
- Colesterol mg 45
- Sódio mg 1016
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 35 min
- Tempo de cozimento: 1 h 50 min
- Porção: 4
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
Com a temporada de frio se aproximando, dá vontade de pratos quentes e envolventes, capazes de aquecer até o mais frio dos invernos. Um exemplo? Pipe rigate com batatas e speck! Este substancioso primeiro prato de massa é um hino ao desejo por pratos ricos e saborosos: um creme de batatas enriquecido pelo sabor defumado de deliciosas tiras de speck abraça e se esconde dentro das pipe rigate, um formato de massa perfeito para receber este molho! Molho cremoso ou crocante? Você não precisará mais escolher graças a esta receita que revisita o mais clássico massa com batata! Está pronto para um carinho acolhedor no jantar? Então, aventais amarrados: vamos cozinhar pipe rigate com batatas e speck!
- INGREDIENTES
- Tubo Rigate 320 g
- Batatas 600 g
- Speck 100 g
- Caldo de legumes 200 g
- Parmigiano Reggiano DOP 60 g - ralado
- Parmigiano Reggiano DOP 40 g - em lascas (opcional)
- Azeite virgem extra 40 g
- Alecrim 1 raminho
- Alho 1 dente
- Sal fino 1 pitada
- Pimenta preta 1 pitada
Preparo

Para preparar o pipe rigate com batatas e speck, comece preparando o caldo de legumes. Em seguida, descasque as batatas 1, corte-as em tiras e depois em cubos de cerca de 1 cm de lado 2: reserve-os. É importante que os cubos de batata tenham o mesmo tamanho para favorecer um cozimento uniforme. Pegue o alho e descasque-o.

Neste ponto, pegue uma panela com fundo antiaderente e largo, adicione 30 g de óleo e aqueça dourando o dente de alho 4: deixe dourar por 1 minuto. Depois, adicione as batatas 5 e, mexendo com uma colher de cozinha, deixe dourar por 2 minutos. Por fim, retire o alho 6.

Agora adicione o caldo de legumes 7, ajuste o sal e cubra com uma tampa 8, deixando cozinhar em fogo baixo por 30 minutos. Enquanto as batatas cozinham, pegue os ramos de alecrim e enxágue-os em bastante água fresca, seque-os e corte-os ao meio 9. Não pique as folhas de alecrim porque assim será mais fácil, uma vez que o molho esteja saboroso, removê-las.

Depois, corte o speck em fatias finas, depois em pequenas tiras 10: deixe dourar em outra frigideira antiaderente com fundo largo com 10 g de óleo 11. Enriquecer a preparação adicionando também os ramos de alecrim 12.

Misture bem os ingredientes para favorecer um cozimento uniforme e, quando o speck estiver cozido, retire o alecrim 13, mantendo a preparação reservada. Neste ponto, em uma panela com bastante água salgada, cozinhe a massa 14 e, enquanto as pipe rigate cozinham, retome a preparação das batatas que já devem estar prontas: amasse-as na panela com as costas de uma colher 15, até criar um creme.

Adicione a pimenta para saborizar 16 e ajuste a consistência do creme de batatas com uma concha da água do cozimento da massa 17 para torná-lo cremoso. Você poderá tornar o creme mais líquido adicionando outra concha de água do cozimento. A massa estará agora al dente: escorra diretamente na panela com o molho 18.

Adicione o speck 19 e deixe cozinhar para terminar o cozimento e secar a água. Desligue o fogo e adicione o queijo ralado 20, misturando bem os ingredientes para incorporá-los. Finalmente, se desejar, você pode decorar ralando grosseiramente algumas lascas de grana e saborear seu pipe rigate com batatas e speck 21!