Salada de arroz com salmão tataki e rúcula

/5

APRESENTAÇÃO

A salada de arroz com salmão tataki e rúcula é uma ideia deliciosa para se manter leve durante o verão! Não é a típica Salada de arroz, mas uma variação feita com arroz integral temperado com creme de rúcula e amêndoas. Acompanhando, um clássico da culinária japonesa, o tataki de salmão: são filés de peixe marinados no molho de soja, cobertos com sementes de gergelim e rapidamente selados na frigideira. Dessa forma, o salmão permanecerá cru internamente, mantendo todo o seu sabor e qualidades. Sirva a salada de arroz com salmão tataki e rúcula como prato único, sendo perfeito para um almoço saboroso e nutritivo ao mesmo tempo!

INGREDIENTES

Para a salada de arroz
arroz castanho 320 g
Rúcula 75 g
Amêndoas em lâminas 50 g
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino quanto baste
Para o salmão tataki
Filé de salmão 400 g - (abatido)
Molho de soja 50 g
Sementes de gergelim preto 40 g
Semente de linho 40 g
Óleo de gergelim quanto baste
Para servir
Amêndoas em lâminas quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar a salada de arroz com salmão tataki e rúcula, primeiro cozinhe o arroz integral em água salgada fervente por cerca de 10-15 minutos 1. Enquanto isso, coloque os filés de salmão para marinar no molho de soja por cerca de 10 minutos 2. Uma vez cozido, escorra o arroz e coloque-o em uma tigela, depois deixe esfriar um pouco 3.

Misture as sementes de gergelim e as sementes de linhaça em uma assadeira, coloque os filés de salmão dentro 4 e cubra-os totalmente 5. Transfira os filés de salmão empanados para o congelador por uma hora 6.

Enquanto isso, coloque 50 g de rúcula em um recipiente alto e estreito junto com o azeite 7 e uma pitada de sal 8, depois bata com um mixer de imersão para obter um creme liso e homogêneo 9.

Despeje o creme de rúcula sobre o arroz já morno 10, misture bem 11 e adicione as amêndoas em lâminas 12.

Adicione a rúcula restante, rasgando com as mãos 13, depois misture novamente e coloque a salada de arroz na geladeira até a hora de servir 14. Após o tempo de resfriamento do salmão, aqueça um fio de óleo de sementes em uma frigideira antiaderente e coloque os filés de peixe 15.

Sele o salmão em fogo alto por 2 minutos de cada lado 16, depois corte-o em fatias de 1 cm de espessura usando uma faca bem afiada 17. Nesse ponto, distribua a salada de arroz nos pratos de servir 18.

Coloque ao lado as fatias de salmão tataki 19 e decore com um fio de azeite e lascas de amêndoa 20. Sua salada de arroz com salmão tataki e rúcula está pronta para ser servida 21!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente a salada de arroz com salmão tataki e rúcula.

Dica

Para a cobertura do salmão tataki, você pode usar apenas sementes de gergelim preto.

As amêndoas podem ser substituídas por pinhões.

Para um consumo seguro de peixe cru, marinado ou semicruzido

Antes de consumir peixe cru, marinado ou não perfeitamente cozido, recomenda-se congelar por pelo menos 96 horas a -18 graus em um congelador doméstico marcado com 3 ou mais estrelas, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.