Salada de arroz com salmão tataki e rúcula
- Energía Kcal 774
- Carboidratos g 69
- dos quais açúcares g 5
- Proteína g 32.2
- Gorduras g 41.1
- das quais gorduras saturadas g 6.34
- Fibra g 13.3
- Colesterol mg 35
- Sódio mg 1113
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 20 min
- Porção: 4
- Custo: Alto
- Notas + o tempo de congelamento do salmão (1 h)
APRESENTAÇÃO
A salada de arroz com salmão tataki e rúcula é uma ideia deliciosa para se manter leve durante o verão! Não é a típica Salada de arroz, mas uma variação feita com arroz integral temperado com creme de rúcula e amêndoas. Acompanhando, um clássico da culinária japonesa, o tataki de salmão: são filés de peixe marinados no molho de soja, cobertos com sementes de gergelim e rapidamente selados na frigideira. Dessa forma, o salmão permanecerá cru internamente, mantendo todo o seu sabor e qualidades. Sirva a salada de arroz com salmão tataki e rúcula como prato único, sendo perfeito para um almoço saboroso e nutritivo ao mesmo tempo!
INGREDIENTES
- Para a salada de arroz
- arroz castanho 320 g
- Rúcula 75 g
- Amêndoas em lâminas 50 g
- Azeite virgem extra 30 g
- Sal fino quanto baste
- Para o salmão tataki
- Filé de salmão 400 g - (abatido)
- Molho de soja 50 g
- Sementes de gergelim preto 40 g
- Semente de linho 40 g
- Óleo de gergelim quanto baste
- Para servir
- Amêndoas em lâminas quanto baste
- Azeite virgem extra quanto baste
Preparação
Para preparar a salada de arroz com salmão tataki e rúcula, primeiro cozinhe o arroz integral em água salgada fervente por cerca de 10-15 minutos 1. Enquanto isso, coloque os filés de salmão para marinar no molho de soja por cerca de 10 minutos 2. Uma vez cozido, escorra o arroz e coloque-o em uma tigela, depois deixe esfriar um pouco 3.
Misture as sementes de gergelim e as sementes de linhaça em uma assadeira, coloque os filés de salmão dentro 4 e cubra-os totalmente 5. Transfira os filés de salmão empanados para o congelador por uma hora 6.
Enquanto isso, coloque 50 g de rúcula em um recipiente alto e estreito junto com o azeite 7 e uma pitada de sal 8, depois bata com um mixer de imersão para obter um creme liso e homogêneo 9.
Despeje o creme de rúcula sobre o arroz já morno 10, misture bem 11 e adicione as amêndoas em lâminas 12.
Adicione a rúcula restante, rasgando com as mãos 13, depois misture novamente e coloque a salada de arroz na geladeira até a hora de servir 14. Após o tempo de resfriamento do salmão, aqueça um fio de óleo de sementes em uma frigideira antiaderente e coloque os filés de peixe 15.
Sele o salmão em fogo alto por 2 minutos de cada lado 16, depois corte-o em fatias de 1 cm de espessura usando uma faca bem afiada 17. Nesse ponto, distribua a salada de arroz nos pratos de servir 18.
Coloque ao lado as fatias de salmão tataki 19 e decore com um fio de azeite e lascas de amêndoa 20. Sua salada de arroz com salmão tataki e rúcula está pronta para ser servida 21!