Salada de feijões mistos e abóbora

/5

APRESENTAÇÃO

Jogos de texturas, sabores de outono. Tudo reunido em um acompanhamento rico e substancioso: salada de feijões mistos e abóbora. Uma explosão de sabor com a qualidade dos feijões cannellini, borlotti e de corda unidos à polpa de abóbora assada e à frescura do espinafre. Experimente esta inédita salada para seus jantares de outono e inverno, acompanhada de atum grelhado ou carnes brancas. Mas você também pode optar por consumi-la como prato único, perfeita até como comida para levar e preparar com antecedência para seus almoços no trabalho!

INGREDIENTES

Feijões 250 g - secos mistos (cannellini, borlotti, de corda)
Miolo de nozes 50 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Louro 1 folha
Tomilho 2 raminhos
para a abóbora
Abóbora delica 700 g - para limpar
Chalota 80 g - para limpar
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Alecrim 1 raminho
para o espinafre
Espinafre 35 g
Suco de limão ½
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a salada de feijões mistos e abóbora, comece pelos legumes. O mix de feijões secos (cannellini, borlotti e de corda) deve ser colocado para reidratar em água 1 para que cozinhem rapidamente. Deixe-os reidratar por 24 horas 2: é recomendável que, após as primeiras 12 horas, você troque a água para eliminar as impurezas que aparecerão na superfície. Após o tempo, enxágue os feijões e coloque-os em uma panela com bastante água fria 3,

acrescente também uma folha de louro e leve ao fogo 4. Deixe ferver e depois cozinhe em fogo brando por algumas horas, verificando de tempos em tempos o cozimento para garantir que estejam na consistência desejada. O importante é que os feijões, uma vez cozidos, ainda estejam um pouco crocantes, perfeitos para serem misturados na salada. Enquanto os feijões cozinham, você pode se dedicar à abóbora: retire as sementes internas 5 e corte a casca 6.

Divida a polpa primeiro em fatias grossas 7 depois em cubos de cerca de 2 cm 8 Você deve obter cerca de 600 g de polpa. Descasque a chalota e corte-a em fatias não muito finas 9.

Junte-os à abóbora em uma tigela 10, aromatize com agulhas de alecrim 11. Sal e pimenta a gosto 12.

Tempere também com um fio de azeite 13 e misture tudo 14. Distribua a abóbora em uma assadeira forrada com papel manteiga 15.

Asse em forno estático pré-aquecido a 220° por cerca de 30 minutos. Quando estiver pronto, retire do forno a abóbora e a chalota e deixe esfriar completamente 16. Torre brevemente as nozes em uma frigideira 17 em fogo moderado. Depois deixe amornar. Enquanto isso, os feijões estarão cozidos; retire a folha de louro 18

e escorra os legumes 19. Deixe-os esfriar completamente. Uma vez frios, você pode adicionar o espinafre fresco (previamente lavado e seco), temperar com azeite 20, suco de limão 21, sal e pimenta a gosto. Misture tudo

antes de servir: coloque em um prato de servir o mix de legumes e espinafre, e abóbora 22, complete com as nozes e folhas de tomilho fresco 23. Sua salada de feijões mistos e abóbora está pronta para ser saboreada 24!

Conservação

Uma vez composta a sua salada de feijões mistos e abóbora, recomenda-se consumi-la imediatamente para evitar que os ingredientes murchem.

Os feijões podem ser cozidos com antecedência e conservados por até 1-2 dias na geladeira.

Dica

Se você tiver uma panela de pressão, pode usá-la para reduzir pela metade o tempo de cozimento dos feijões, mas tome cuidado para que não fiquem moles. A salada de feijões mistos e abóbora pode ser enriquecida com a adição de cubos de queijo maturado ou, se preferir algo fresco e leve, com queijo cottage ou caciotta. Finalmente, para uma nota de aroma e sabor a mais, decore com anéis de pimenta fresca grossa, sem sementes e filamentos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.