Spaghetti alla chitarra com ragu de polvo

/5

APRESENTAÇÃO

Os spaghetti alla chitarra com ragù de polvo são um prato principal realmente delicioso, perfeito para muitas ocasiões, como um simples almoço em família ou até mesmo para propor no jantar da Véspera de Natal!
Este ragù é uma ideia original para cozinhar o polvo, uma alternativa à clássica Salada morna de polvo e batatas ou à versão Polvo ensopado Prepará-lo é simples e o cozimento lento garante um polvo muito macio e um molho marítimo aveludado e envolvente, ideal para temperar uma massa longa. Nós, de fato, propomos como combinação os Maccheroni alla chitarra, que com sua consistência porosa são perfeitos para reter o molho, mas você também pode escolher outros formatos de massa de sua preferência.
Com os spaghetti alla chitarra com ragù de polvo você trará à mesa o gosto e o sabor do mar! 

Experimente também estes primeiros pratos:

INGREDIENTES
Espaguete alla Chitarra com ovo 500 g
Polvo 800 g - limpo
Passata de tomate 700 g
Aipo 1 talo
Cenouras 1
Alho 2 dentes
Vinho branco seco 70 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Salsa quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar os spaghetti alla chitarra com ragù de polvo, primeiro assegure-se de que o polvo esteja bem limpo, sem olhos e bico. Neste ponto, separe os tentáculos e divida-os ao meio 1, depois corte-os de modo a obter pedaços de cerca de meio cm 2. Prepare os vegetais para o refogado, fazendo um corte fino de cenoura, aipo e cebola 3.

Separe os talos das folhas de salsa e pique estas últimas. Reserve, cobrindo com um guardanapo úmido. Em uma panela grande, despeje um fio de azeite, adicione os talos de salsa e o dente de alho 4. Acenda o fogo e adicione também a mistura recém-preparada 5. Deixe tomar gosto e, assim que o refogado estiver bem murcho, elimine os talos de salsa e o alho 6.

Despeje então os cubos de polvo 7 e misture. Cozinhe por alguns minutos 8 e assim que a água evaporar, regue com o vinho branco 9.

Assim que o álcool evaporar, adicione também o purê de tomate 10. Enxágue a jarra com um pouco de água e despeje na panela 11. Adicione apenas uma pitada de sal e cozinhe por 40 minutos, até que o polvo esteja macio. Se necessário, você pode adicionar água se o molho engrossar e prolongar o cozimento.

Cozinhe os spaghetti alla chitarra em água abundante fervente e salgada, escorra-os e transfira-os para o molho 13. Adicione pouca água do cozimento 14 e um fio de azeite 15.

Adicione a salsa picada 16 e a pimenta-do-reino 17. Misture bem e sirva 18.

Conservação

O ragù de polvo pode ser armazenado na geladeira por 2-3 dias. Recomendamos servir a massa assim que pronta; como alternativa, é possível armazená-la por um dia na geladeira.

Conselho

Você pode substituir os spaghetti alla chitarra por paccheri, linguine ou calamarata, por exemplo.

Pode aromatizar o molho com manjericão fresco e pimenta, mesmo sem sementes, você não se arrependerá.

Este ragù rápido cozinha em cerca de 40 minutos, tempo suficiente para que o polvo e o tomate estejam bem cozidos, mas nada impede de seguir a versão mais tradicional e prolongar o cozimento até 3 horas. O polvo ficará muito macio!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.