Polvo ensopado

/5

APRESENTAÇÃO

Existem muitos pratos que unem as regiões do nosso belo país, de norte a sul, cada um com suas peculiaridades. E cada vez mais é fácil encontrar um fio condutor. Por exemplo, na região do mediterrâneo, existem aromas e cores que caracterizam a culinária: como o tomate, o alho e o orégano. Um dos moluscos mais versáteis e também mais utilizados na nossa cozinha é o polvo. Indispensável nas mesas festivas, preparado em salada ou em carpaccio, ou em camadas de massa na forma de lasanha e até para jantares informais em casa embrulhado em um wrap! Mas hoje decidimos seguir o clássico, preparando um delicioso polvo ensopado. Atenção, não confundam com o Polvo à Luciana, que é uma receita napolitana onde o molusco é cozido na sua própria água. Esta deliciosa preparação tem um excelente molho que é perfeito para molhar o pão, acompanhando os pedaços de polvo amaciados pelo cozimento no tomate, será realmente um prazer para o paladar! Então, estão prontos para preparar o polvo ensopado? Aqui está nossa receita!

Se em vez disso vocês estão à procura de uma receita requintada e sofisticada, experimentem o polvo frito gourmet!

INGREDIENTES
Polvo 800 g
Passata de tomate 310 g
Chalota 1
Alho 1 dente
Tomilho 4 raminhos
Sálvia 2 folhas
Água 1 l
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o polvo ensopado, comece pela limpeza deste. Depois de enxaguá-lo bem e secá-lo, coloque-o em uma tábua de corte e faça um corte na bolsa que contém os olhos 1. Em seguida, na parte central, abaixo do polvo, você encontrará o dente que deve ser removido com uma faca pequena 2. Para finalizar, limpe o interior da cabeça e enxágue tudo 3.

Proceda limpando a cebola échalote. Depois, fatie-a 4 e coloque-a em uma tigela, depois descasque o dente de alho e vá para o fogão. Em uma panela grande, aqueça um fio de óleo, adicione o alho 5 e a cebola échalote 6.

Despeje o purê de tomate e aumente o fogo 7, ajuste o sal e adicione as folhas de tomilho 8, a sálvia 9,

e a água 10. Deixe aquecer bem até que a mistura atinja a fervura, mergulhe os tentáculos do polvo três vezes 11. Desta forma, eles tenderão a se enrolar bem 12.

Certifique-se de que eles adquiriram a forma típica enrolada e depois mergulhe completamente 13. Tampe e cozinhe em fogo médio por 50 minutos 14. Para segurança, lembre-se de espetar o polvo na parte interna, onde estava o dente, se o garfo não encontrar muita resistência para penetrar a carne, então ele está cozido 15.

Em seguida, polvilhe tudo com uma pitada de pimenta-do-reino moída 16 e levante o polvo, colocando-o na tábua de corte, corte-o em pedaços do tamanho que preferir 17 e sirva com seu molho. Seu polvo ensopado está pronto: bom apetite 18.

Conservação

Recomenda-se consumir o polvo ensopado imediatamente, mas se preferir, você pode armazená-lo na geladeira por até dois dias.
Alternativamente, se você usou um polvo fresco, não congelado, então pode proceder com a congelação uma vez pronto.

Conselho

Prepare croutons saborosos no forno, ou na frigideira, aromatizando-os com alho e orégano: eles serão perfeitos para acompanhar o delicioso molhinho.
Alternativamente, você pode dobrar a quantidade de purê e água, assim você poderá usar o molho para molhar os crostini em cada prato como uma sopa.
Mas se isso não for suficiente e você é um verdadeiro amante deste delicioso molho, basta cozinhar a massa e temperá-la: o molho será perfeito!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.