Spaghetti com rúcula, pimentões e stracciatella

/5

APRESENTAÇÃO

A doçura dos pimentões, o amargo da rúcula e a frescura da stracciatella se fundem em um prato principal saboroso e colorido: os spaghetti com rúcula, pimentões e stracciatella! Uma ideia vegetariana deliciosa com um molho aveludado, perfeito para formatos de massa longa. O Pesto de rúcula envolve os spaghetti em um abraço de sabor marcante, que é suavizado pelo encontro com o Pasta com creme de pimentões amarelos e tomatinhos. Graças ao toque delicado dos laticínios, cada garfada de massa será um triunfo de sabores... experimentem também vocês os spaghetti com rúcula, pimentões e stracciatella e nos digam o que acham!

INGREDIENTES

Espaguete 320 g
Pimentão amarelo 200 g
Tomates-cereja 100 g
Stracciatella 200 g
Alhos-porós 30 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o pesto de rúcula
Rúcula 60 g
Parmigiano Reggiano DOP 50 g - para ralar
Pinhões 20 g
Nozes inteiras sem pele 15 g
Azeite virgem extra 80 g
Alho ½ dente
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os spaghetti com rúcula, pimentões e stracciatella, primeiro prepare o pesto de rúcula: coloque a rúcula lavada e seca em uma tigela, depois adicione os pinhões e as avelãs 1. Acrescente também o Parmigiano Reggiano DOP ralado 2 e o azeite 3.

Finalmente, adicione meio dente de alho sem miolo 4, sal e pimenta. Bata com um mixer de imersão 5 até obter uma consistência cremosa 6.

Reserve o pesto e passe para a preparação dos legumes: divida os pimentões ao meio, retire as sementes e os filamentos internos e corte-os em tiras 7. Divida os tomatinhos em 4 partes 8, depois limpe o alho-poró e corte-o em rodelas 9.

Em uma frigideira grande, refogue o alho-poró com um fio de azeite 10, depois adicione os pimentões 11 e os tomatinhos 12.

Cozinhe em fogo médio por cerca de 12 minutos, adicionando um pouco de água conforme necessário 13, depois sal e pimenta 14. Transfira o molho para uma tigela e bata com um mixer de imersão 15.

Após bater o molho 16, transfira o purê obtido para uma peneira e use uma espátula 17 para remover as cascas e deixá-lo liso e homogêneo 18.

Enquanto isso, leve a ferver uma panela com água salgada e cozinhe os spaghetti 19. Escorra a massa al dente em uma tigela e adicione o pesto de rúcula 20, dilua com um pouco de água do cozimento e misture bem para incorporar 21.

Você está pronto para empratar: coloque no prato uma base de creme de pimentões 22, depois disponha um ninho de massa por cima 23 e finalmente decore com um pouco de stracciatella. Sirva imediatamente seus spaghetti com rúcula, pimentões e stracciatella 24!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente os spaghetti com rúcula, pimentões e stracciatella.

O pesto de rúcula pode ser conservado por 2-3 dias na geladeira, em um pote hermeticamente fechado e coberto por uma camada de azeite. Alternativamente, você pode congelá-lo em potes pequenos, para depois descongelá-lo na geladeira ou em temperatura ambiente.

Conselho

Se preferir, você pode omitir o alho do pesto de rúcula. Além disso, você pode substituir pinhões e avelãs por amêndoas ou nozes.

A passagem pela peneira torna o creme de pimentões mais digerível e delicado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.