Strozzapreti com peixe-espada, tomatinhos e alcaparras

/5

APRESENTAÇÃO

Trazer à mesa todo o sabor do Mediterrâneo nunca foi tão fácil! Os strozzapreti com espadarte, tomatinhos e alcaparras reúnem em um prato todos os sabores típicos da Bota... A doçura dos tomatinhos, vermelhos e maduros, se transforma em um molho delicado, pronto para receber uma cascata de alcaparras e uma tenra cubos de peixe-espada. Sua carne magra e deliciosa é muito versátil e adequada para muitos tipos de cocção, mas cozida no tomate fresco libera melhor seus sabores. Hoje escolhemos combinar este molho com um formato de massa típico da Itália Central: os strozzapreti. Eles devem seu nome ao movimento seco e decidido com que as donas de casa tradicionalmente "estrangulavam" as tiras de massa de ovo. Faça também você os strozzapreti com espadarte, tomatinhos e alcaparras e deixe-se surpreender pelo sabor que esses rolinhos de massa são capazes de liberar a cada mordida.

INGREDIENTES
Strozzapreti 250 g
Tomates-cereja 500 g
Peixe-espada 500 g - fatia
Alcaparras em sal 10 g
Alho 1 dente
Salsa quanto baste
Azeite virgem extra 30 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar os strozzapreti com espadarte, tomatinhos e alcaparras, comece dessalinizando as alcaparras sob água corrente, enxaguando-as várias vezes cuidadosamente. Em seguida, reserve. Depois, pegue os tomatinhos e corte cada um em 4 partes 1. Passe a cuidar do peixe-espada: retire a pele, corte-o em tiras com cerca de 2 cm de largura, depois corte em cubos 2: reserve os tomatinhos e o peixe-espada. Regue agora uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e doure o alho descascado e deixado inteiro (assim será mais fácil removê-lo depois) 3. Deixe dourar por cerca de 2-3 minutos em fogo moderado.

Adicione os tomatinhos 4 e as alcaparras dessalinizadas 5, depois ajuste o sal 6 e a pimenta. Deixe cozinhar assim por cerca de 10 minutos em fogo baixo.

Agora, adicione também o peixe-espada 7 e misture os ingredientes 8 para promover um cozimento uniforme. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais 5 minutos. Adicione agora metade da quantidade de salsinha picada finamente 9.

Misture os ingredientes para integrar os sabores 10. Depois, retire o alho 11 e desligue o fogo. Enquanto isso, cozinhe a massa em abundante água fervente, salgada a gosto 12.

Quando estiver cozida, escorra e coloque diretamente na panela com o molho de peixe e tomatinhos 13. Polvilhe com a salsinha restante (sempre picada finamente) 14 e misture os ingredientes, depois sirva seus strozzapreti com espadarte, tomatinhos e alcaparras 15 e sirva ainda quente.

Conservação

Recomenda-se consumir os strozzapreti com espadarte, tomatinhos e alcaparras assim que estiverem prontos. Se sobrar, pode-se conservar na geladeira em um recipiente hermético por no máximo 1 dia.

Não é recomendado congelar a massa já pronta. No entanto, é possível congelar por no máximo 1 mês o molho de peixe, se foram utilizados ingredientes frescos e não descongelados.

Conselho

Sinta-se à vontade para aromatizar este molho com as ervas aromáticas que preferir, por exemplo, substituindo a salsinha pelo tomilho. Além disso, se o sabor do peixe-espada for muito forte para você, pode optar pela mais delicada carne da tamboril!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.