Timbale de verduras e nozes

/5

APRESENTAÇÃO

Existem muitas maneiras de saborear os vegetais: grelhados, frescos e crocantes, salteados na frigideira. Hoje apresentamos uma maneira apetitosa de deliciar sua família e amigos com uma mistura deliciosa de vegetais para um prato tão rico que se torna um prato único e suculento. Mesmo aqueles que geralmente não gostam de vegetais não poderão resistir ao delicioso timbale de verduras e nozes. O sabor aveludado dos vegetais e do purê de batatas se funde com a crocância das nozes, em uma combinação tornada irresistível também pelo sabor aromático e intenso dos cogumelos. O timbale de verduras e nozes pode ser servido como um segundo prato assado ou como um prato único, graças à variedade de ingredientes e múltiplos sabores que se combinam de forma harmoniosa, conquistando desde a primeira mordida! Sirva o timbale para um jantar à base de pratos rústicos: conquistará todos os seus convidados!

INGREDIENTES

Ingredientes para o purê
Batatas 300 g
Leite 80 g - (quente)
Miolo de nozes 40 g
Parmigiano Reggiano DOP 40 g - (para ralar)
Noz-moscada quanto baste - (para ralar)
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para as verduras
Brócolis romano 150 g
Cebolas 100 g
Abóbora 150 g
Alhos-porós 1
Azeite virgem extra 15 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para os cogumelos
Cogumelos porcini 150 g
Alho 1 dente
Azeite virgem extra 20 g
Salsa quanto baste - (picado)
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para polvilhar
Farinha de rosca 20 g
Parmigiano Reggiano DOP 20 g - (para ralar)

Preparo

Para preparar o timbale de verduras e nozes, comece pegando uma panela e enchendo-a com água. Leve a água para ferver. Lave as batatas e cozinhe-as inteiras com a casca por 30-40 minutos, dependendo do tamanho das batatas 1. Faça o teste com os dentes de um garfo para verificar se estão cozidas. Quando estiverem cozidas, escorra e descasque-as 2. Deixe as batatas esfriar, depois amasse-as com um espremedor de batatas e recolha o purê em uma tigela 3.

Adicione então o queijo (reserve alguns gramas para a decoração final) 4. Ajuste com sal e pimenta moída e uma pitada de noz-moscada. Aqueça o leite e, quando estiver quente, despeje na tigela 5. Pegue as nozes e reserve algumas para a decoração final. As restantes, pique grosseiramente com a ajuda de uma faca e adicione ao purê de batatas 6. Misture bem os ingredientes com uma colher de pau ou uma colher de cozinha para uniformizá-los.

Proceda agora com a preparação dos outros vegetais. Pegue a abóbora, retire as sementes internas 7 e corte em fatias não muito grossas. Descasque 8 e corte em pequenos cubos com espessura de cerca de 5 mm 9.

Depois, pegue uma cebola, descasque e corte ao meio. Coloque a parte plana em uma tábua e corte em pequenos cubos 10. Reserve. Pegue o alho-poró, retire a parte final e as folhas verdes e corte em pequenos pedaços 11. Pegue uma panela, despeje um fio de óleo e refogue o alho-poró e a cebola 12. Com a ajuda de uma espátula ou colher de pau, mexa o refogado para garantir uma cozedura uniforme.

Neste ponto, adicione a abóbora em cubos 13. Despeje um pouco de água quente para que a abóbora cozinhe 14. Ajuste com sal 15 e pimenta e continue mexendo os ingredientes. Deixe cozinhar por 10 minutos até que a abóbora fique macia.

Então, passe para a preparação do repolho. Com a ajuda de uma faca, corte em torno da parte central, eliminando as folhas. Retire o talo e corte em pequenos floretes do mesmo tamanho para permitir uma cozedura uniforme 16. Depois, pegue outra panela com bordas. Encha com água e leve para ferver; depois, adicione sal. Cozinhe os floretes de repolho por 4-5 minutos 17. Quando os floretes estiverem prontos, despeje na panela com a abóbora 18 com a ajuda de uma escumadeira. Deixe cozinhar por mais 5 minutos os vegetais juntos e misture para amalgamar bem os ingredientes.

Pegue agora os cogumelos e raspe o talo. Se o cogumelo estiver pouco sujo de terra, pode ser limpo com um pano úmido; se houver muita terra, deve ser lavado em água fria corrente para enxaguar as impurezas e secar com papel toalha ou pano limpo (se quiser mais detalhes, consulte a página sobre a limpeza dos cogumelos). Corte os cogumelos no sentido do comprimento e depois em pedaços não muito pequenos 19. Pegue agora uma panela de bordas altas. Despeje um fio de óleo e amasse um dente de alho (ou coloque inteiro e retire quando dourar) 20. Adicione os cogumelos 21 e cozinhe em fogo alto por cerca de 10 minutos.

Adicione aos cogumelos a salsinha 22 e ajuste com sal. Mexa de vez em quando e, se necessário, adicione uma concha de água do cozimento do repolho para garantir uma cozedura uniforme. Pegue então uma assadeira com diâmetro de 25 cm. Unte com manteiga com a ajuda de um pincel e polvilhe com pão ralado 23. Despeje dentro o composto de batatas 24.

Depois, pressione bem o purê de batatas nas bordas da assadeira com o dorso de uma colher 25. Despeje então dentro o composto de abóbora e repolho 26 e depois os cogumelos 27. Nivele bem o composto com o dorso da colher de pau para permitir uma cozedura uniforme no forno.

Decore a superfície do timbale de maneira uniforme com as nozes reservadas 28 e queijo ralado 29. Asse em forno estático pré-aquecido a 200°C por 20 minutos (se tiver um forno ventilado, a 180°C por 10 minutos). Uma vez cozido, retire do forno e deixe descansar por cerca de 15 minutos antes de servir, e o timbale de verduras e nozes está pronto para ser saboreado 30!

Conservação

O timbale de verduras e nozes pode ser conservado na geladeira coberto com filme plástico transparente por até 3 dias.

Pode ser congelado uma vez cozido, caso tenha utilizado apenas ingredientes frescos.

Conselho

Quer dar uma nota mais aromática ao timbale de verduras e nozes? Tempere as batatas com uma mistura de alecrim e tomilho, que darão um sabor fresco e leve.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.