Torta mantovana

/5

APRESENTAÇÃO

A partir de hoje, a cozinha do GialloZafferano vai hospedar algumas das blogueiras que fazem parte do nosso circuito de blogs dedicados à culinária. Cada uma apresentará uma receita que preparará junto com a Sonia aqui na redação!
A primeira blogueira que veio nos visitar é Laura Pacciani, do blog Nella cucina di Laura, que nos propõe um bolo simples e fácil de fazer que, apesar do nome, é típico da Toscana, o bolo mantovano.
Originário de Prato, assim como nossa Laura, o bolo mantovano tem origens muito antigas e liga seu nome a eventos históricos.
O bolo mantovano é preparado batendo a manteiga com o açúcar, incorporando os ovos e as farinhas; por fim, a massa é polvilhada com amêndoas picadas que, durante o cozimento, tostam para dar ao bolo aquela parte crocante que combina bem com a maciez da massa.
Divirta-se também junto com a Sonia e a Laura a preparar o fofo e genuíno bolo mantovano!

INGREDIENTES

Ingredientes para uma forma de 26 cm
Farinha tipo 00 175 g
Manteiga 175 g - à temp ambiente
Açúcar 175 g
Gemas 4
Ovos 1
Amêndoas peladas 50 g
Fermento químico em pó 5 g
Para untar
Manteiga quanto baste

Preparação

Para preparar o bolo mantovano, coloque em uma tigela a manteiga em pedaços, amolecida à temperatura ambiente, e o açúcar 1. Bata os dois ingredientes com as pás de uma batedeira elétrica 2, ou com o batedor de uma batedeira planetária, até obter uma mistura espumosa. Adicione agora o ovo inteiro 3 e continue trabalhando a mistura para incorporá-lo.

Adicione depois as gemas, uma de cada vez, esperando que a anterior seja absorvida antes de adicionar a próxima 4. Para obter uma mistura homogênea 5 é importante que os ovos estejam à temperatura ambiente; se após a adição dos ovos a mistura tender a se separar, não se preocupe porque com a adição da farinha você obterá a consistência certa. Peneire a farinha 6

junto com o fermento 7 e adicione as farinhas, de uma só vez, à mistura 8, continuando a trabalhar com as pás para misturar bem todos os ingredientes e obter uma mistura espumosa e homogênea 9. Forre uma forma de 26 cm com papel manteiga (clique aqui para ver como fazer).

Pique as amêndoas em pedaços com uma faca 19; despeje a mistura na forma 11 e nivele de maneira uniforme com as costas de uma colher 12.

Polvilhe a superfície com as amêndoas em pedaços até cobri-la completamente (13-14); leve ao forno já aquecido a 180° por 30 minutos (se forno ventilado 160° por 20-25 minutos). Antes de retirá-la do forno, faça o teste do palito: se ainda não estiver cozida, continue o cozimento cobrindo a superfície com uma folha de alumínio e continue até o término dos minutos previstos. Retire do forno, deixe esfriar 15 e sirva seu bolo mantovano! Você pode polvilhá-lo com açúcar de confeiteiro ou açúcar granulado à vontade!

Conservação

Conserve o bolo sob uma campana de vidro por 3-4 dias.

Curiosidades

O nome do bolo mantovano parece estar ligado a Isabella d'Este, marquesa de Mântua, que durante uma viagem para Roma, hospedada pelo Papa Leão X, parou em Florença na corte dos Médici. Aqui, como agradecimento pela hospitalidade recebida, Isabella deixou justamente a receita do bolo que foi chamado de mantovano em sua honra e de Florença se espalhou por toda a Toscana, em particular em Prato que fez dele sua especialidade.
A confeitaria Antonio Mattei de Prato, além de produzir os biscoitos homônimos, prepara também um famoso bolo mantovano segundo a receita de Pellegrino Artusi.

Conselho

Seguir todo o procedimento, seria uma verdadeira pena errar justamente no final, certo? Atenção ao cozimento: para permanecer macio e úmido por dentro, você deve retirar do forno o bolo mantovano assim que estiver cozido, caso contrário, corre o risco de secar demais.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.