Bolo mimosa de chocolate
- Médio
- 2 h
- Kcal 656
Dia dos Namorados está quase chegando e o seu menu afrodisíaco está em fase de preparação: tem de tudo, desde a entrada com frutos do mar até as receitas mais picantes… só falta a sobremesa. É preciso uma sobremesa romântica, cenográfica, voluptuosa, mas que não seja muito pesada. O bolo para dois é a solução que vocês estavam procurando! Uma sobremesa feita sob medida para vocês, com três camadas de pão de ló de cacau, um recheio de creme de ricota e mascarpone e uma cobertura de granulado de avelã, com um toque de pimenta rosa: um toque de cor que dará o brilho certo a um final de noite todo a ser descoberto! Não é preciso ser um grande confeiteiro para realizar esta pequena obra-prima, bastará o amor e o cuidado com os detalhes que caracterizam cada receita feita com o coração. Convencemos vocês? O bolo para dois é uma sobremesa especial para uma noite especial... e espera apenas dois apaixonados para ser saboreada!
Descubra muitas outras receitas para um menu Dia dos Namorados para fazer em casa inesquecível!
Para preparar o bolo para dois, comece fazendo o pão de ló de cacau: separe as gemas das claras e coloque-as em duas tigelas separadas. Pegue a tigela com as claras, adicione metade do açúcar 1 e bata com uma batedeira elétrica 2 até ficarem em neve bem firme 3.
Agora pegue a tigela com as gemas, adicione a outra metade do açúcar 4 e bata com a batedeira elétrica 5 até ficarem claras e espumosas 6.
Adicione a mistura de gemas às claras em neve 7 e misture delicadamente de baixo para cima com uma espátula para evitar que a mistura desça 8. Coloque uma peneira sobre a tigela com a mistura de ovos e peneire a farinha e o fermento 9.
Incorpore os ingredientes secos à mistura de ovos com a espátula, sempre fazendo movimentos delicados de baixo para cima, depois peneire também o cacau em pó 10 e misture novamente para incorporá-lo 11 até obter uma mistura homogênea, espumosa e sem grumos 12.
Pré-aqueça o forno a 175ºC em modo estático, depois forre uma assadeira com papel manteiga. Pegue um cortador de massa de 9 cm de diâmetro, com cerca de 6 cm de altura, e forre-o internamente com uma tira de papel manteiga, fazendo com que ela ultrapasse a borda em cerca de meio cm 13. Transfira a mistura do pão de ló para um saco de confeitar, coloque o cortador de massa na assadeira forrada e preencha-o com a mistura 14 até cerca de 1 cm da borda 15. Asse no forno estático pré-aquecido a 175ºC, na prateleira mais baixa, por cerca de 35 minutos.
Enquanto o pão de ló está no forno, você pode bater o creme de leite para a decoração: coloque o creme de leite líquido e o açúcar em um recipiente 16 e bata com uma batedeira elétrica 17 até ficar bem firme, depois transfira para um saco de confeitar com um bico médio (liso ou em formato de flor) 18 e coloque na geladeira, para que fique bem frio quando você for decorar o bolo.
Após o tempo de cozimento do pão de ló (verifique com um palito se está cozido por dentro), deixe esfriar dentro do cortador de massa 19, depois desenforme e remova cuidadosamente o revestimento de papel manteiga 20. Deixe o pão de ló esfriar completamente, enquanto isso prepare o creme: coloque os grãos de pimenta rosa em uma peneira, posicione-a sobre uma tigela e esfregue com as pontas dos dedos para soltar; dessa forma, a casca externa dos grãos de pimenta ficará na peneira, enquanto na tigela será recolhido um pozinho que será usado para o creme 21.
Coloque a ricota em outra tigela, adicione o creme de leite líquido 22 e misture brevemente com uma batedeira elétrica, depois adicione o açúcar de confeiteiro 23 e continue batendo para misturar bem todos os ingredientes. Adicione o mascarpone 24 e bata o creme novamente com a batedeira elétrica.
Agora retire as sementes da fava de baunilha usando uma faca de lâmina lisa 25, em seguida adicione-as ao creme de ricota e mascarpone 26, junto com o pó de pimenta rosa que você obteve anteriormente 27.
Misture delicadamente com uma espátula para incorporar todos os ingredientes 28 e obter um creme liso e homogêneo 29, depois transfira o creme obtido para um saco de confeitar com um bico plano e estriado e coloque na geladeira. Por fim, coloque o granulado de avelã em um prato e misture-o com o pó de pimenta rosa, peneirando-o com o mesmo método explicado anteriormente 30, e reserve.
A essa altura, o pão de ló terá esfriado, então coloque-o sobre uma tábua e remova o topo com uma faca de lâmina serrilhada 31; o bolinho terá cerca de 6 cm de altura, então corte-o horizontalmente em 3 partes, obtendo 3 discos de 2 cm de espessura cada 32. É hora de montar o bolo: se você não tiver um suporte giratório para bolos, pode usar uma tigela grande virada de cabeça para baixo sobre a superfície de trabalho. Coloque a base do pão de ló sobre a tigela invertida 33
e recheie a superfície com o creme de ricota que você colocou no saco de confeitar 34. Adicione o segundo disco de pão de ló 35 e recheie também este com o creme de ricota 36, depois cubra tudo com a última camada de pão de ló, sem recheá-lo.
Agora passe para a cobertura do bolo: coloque o bico do saco de confeitar no lado externo, aplicando uma leve pressão e ao mesmo tempo gire a tigela 37 para cobrir uniformemente a superfície lateral do bolo 38. Por fim, use uma espátula para alisar a superfície, ajudando-se ao girar a tigela que serve de base e molhando a espátula de vez em quando com um pouco de água 39.
Neste ponto, espete o bolo com um palito longo, para poder manuseá-lo sem tocar a cobertura, e role-o delicadamente no granulado de avelã e pimenta rosa até cobrir uniformemente o creme 40. Pegue o creme de leite batido que você deixou na geladeira e decore a superfície do pão de ló ainda descoberta 41, adicionando frutas vermelhas a gosto, algumas folhinhas de hortelã e uma pitada de pimenta rosa: o bolo para dois está pronto para ser servido 42!