Tortiglioni bagunçados

/5

APRESENTAÇÃO

Os tortiglioni bagunçados são um primeiro prato muito rico e nutritivo com um molho à base de guanciale, radicchio e cogumelos champignon. Nesta receita, a consolidada combinação de radicchio e toma é enriquecida ainda mais adicionando um sabor extra: a particularidade dos nossos tortiglioni é na verdade uma cremosa bechamel preparada com uma mistura de queijos de sabor intenso como o Asiago, a toma Piemontesa e a Fontina, que conferem uma nota rústica e decidida em um agradável crescendo de sabores. Uma vez prontos, leve os tortiglioni ao forno para torná-los mais crocantes e depois sirva-os bem quentes: será o toque perfeito para completar este prato!

INGREDIENTES

Tortiglioni 320 g
Guanciale 100 g - (em fatias finas)
Rabanete 250 g
Cogumelos champignon 250 g
Vinho branco 50 g
Sal fino 1 pitada
Para o molho bechamel com queijos
Asiago 100 g
Toma piemontês 100 g
Fontina 100 g
Leite inteiro 500 g
Manteiga 50 g
Farinha tipo 00 50 g
Para polvilhar
Grana Padano DOP 40 g - (para ralar)

Preparação

Para preparar os tortiglioni bagunçados, comece com a limpeza dos cogumelos; com uma faca afiada de lâmina lisa, comece a remover a parte terrosa do talo 1, raspando com delicadeza até eliminar qualquer traço de terra. Se os cogumelos estiverem relativamente limpos, remova os poucos resíduos de terra com um pincel ou com um pano de algodão 2 (se estiverem ainda muito sujos, passe-os rapidamente sob um jato de água corrente fria). Terminada a limpeza, corte os cogumelos inteiros no sentido do comprimento 3 e reserve.

Lave o radicchio em água corrente abundante e corte-o em tiras 4. Corte também o guanciale em tiras 5, depois doure-o em uma frigideira antiaderente por 5-6 minutos. Quando o guanciale estiver bem crocante e dourado, adicione os cogumelos 6;

despeje o vinho branco 7 e cozinhe por 10 minutos em fogo alto, ajustando o sal a seu gosto. Passado o tempo necessário, desligue o fogo e adicione também o radicchio cortado em tiras 8, mexendo com uma espátula para amolecê-lo e integrar bem todos os ingredientes 9. Enquanto isso, coloque no fogo uma panela grande com água salgada abundante que será usada para cozinhar a massa.

Quando a água da massa começar a ferver, cozinhe os tortiglioni al dente 10. Enquanto isso, você pode preparar o molho bechamel: corte todos os queijos em tiras 11, depois aqueça o leite em uma panela pequena 12.

Em outra panela, derreta a manteiga em fogo baixo 13; quando a manteiga estiver derretida, desligue o fogo e adicione a farinha peneirada aos poucos 14, mexendo com um batedor para evitar a formação de grumos. Depois, coloque de volta no fogo baixo e mexa até que fique dourado: assim você obterá o roux 15.

Quando o leite começar a ferver, derreta completamente os queijos no leite quente 16. Adicione a mistura de leite e queijos aos poucos ao roux 17, mexendo energicamente com o batedor. Cozinhe por 5-6 minutos em fogo baixo até que o molho engrosse 18 e comece a ferver. Neste ponto, desligue o fogo e reserve.

Após 12 minutos, os tortiglioni estarão al dente: escorra-os e adicione-os ao molho que você preparou anteriormente 19. Despeje o molho bechamel sobre a massa 20, misturando com uma espátula para integrar bem tudo 21.

Distribua os tortiglioni em um refratário 22 e polvilhe com queijo ralado 23. Doure a massa em forno estático pré-aquecido a 230° por 5-6 minutos, até que fique dourada e crocante: retire seus tortiglioni bagunçados do forno e sirva-os bem quentes 24.

Conservação

Conserve os tortiglioni bagunçados na geladeira por no máximo 2 dias em um recipiente hermético. Podem ser congelados antes de serem levados ao forno, se você utilizou ingredientes frescos e não descongelados.

Conselho

Para realizar este prato, você pode usar um formato de massa diferente, como lumaconi ou conchiglioni, que são ideais para acomodar um rico molho. No seu molho bechamel, em vez do Asiago, experimente o gorgonzola ou outro tipo de queijo: o sabor é garantido!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.