Vacherin assado com ervas

/5

APRESENTAÇÃO

O vacherin assado com ervas é uma preparação à base de Vacherin mont-d’Or, um queijo suíço do vale de Joux.
A receita típica suíça prevê o cozimento no forno da forma inteira de queijo, aromatizada com alho, ervas aromáticas e vinho branco seco.
O vacherin é um queijo de massa mole que se presta perfeitamente a essas preparações: com o cozimento no forno, obtém-se uma fondue que libera um intenso aroma e torna o queijo macio e cremoso.
Sirva-o com simples batatas assadas no papel alumínio para que prevaleçam os sabores e aromas do vacherin.
O vacherin assado com ervas é um prato encorpado e saboroso, ideal para os amantes de queijos suíços de sabor marcante.
Assim como todas as fondues tradicionais, o vacherin assado com ervas também pode ser servido com tábuas de frios e vegetais em conserva.

INGREDIENTES
Vacherin Mont d’Or 500 g - forma inteira
Alho 1 dente
Alecrim 1 raminho
Tomilho 1 raminho
Batatas 8
Vinho branco seco 20 ml
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste

Preparação

Para preparar o vacherin assado com ervas, comece colocando em uma tigela uma colher de sopa de óleo, o dente de alho e metade do alecrim 1 que servirão para aromatizar as batatas que acompanharão o vacherin. Com um pincel de cozinha, unte as batatas com o óleo aromatizado 2, salgue 3 e

envolva as batatas em um papel alumínio 4. Asse as batatas no forno estático pré-aquecido a 200°C 5 por cerca de 50 minutos (ou no forno ventilado a 180°C por 40 minutos). Pique o restante do alecrim 6 e reserve.

Agora pegue a forma de vacherin, delineie um círculo na parte superior com uma faca 7 e levante a crosta 8. Tempere o vacherin com o vinho branco 9

uma colher de chá de óleo, o alecrim picado e as folhinhas de tomilho 10. Feche a forma com a crosta 11, envolva o vacherin com papel alumínio 12 e asse no forno estático pré-aquecido a 200°C por cerca de 25 minutos (ou no forno ventilado a 180°C por cerca de 20 minutos). Após o tempo necessário, retire do forno o seu vacherin assado com ervas e sirva bem quente e derretido com as batatas assadas.

Conservação

É recomendável consumir o vacherin assado com ervas bem quente, na hora.
Não é recomendável conservar na geladeira ou no congelador.

Curiosidade

O vacherin mont-d’Or é um queijo suíço DOP (Denominação de Origem Protegida) de massa mole, frequentemente utilizado para fondues. É produzido no vale de Joux de setembro até abril. A maturação ocorre nas adegas tradicionais, e uma vez maturado, ele libera um sabor muito particular devido à embalagem utilizada para sua conservação, feita de madeira de abeto, que libera um aroma tânico.

Conselho

Monstruosamente bom e macio, o vacherin assado deve ser comido pelo menos uma vez na vida como na Suíça, ou seja, acompanhado da típica carne salgada, Viande des Grisons. Se você não encontrar, não se desespere: uma boa bresaola e o efeito será quase o mesmo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.