Aioli

/5

APRESENTAÇÃO

O aioli (pron. aiolì) é um típico molho provençal de alho, muito semelhante à maionese; é preparado triturando ou moendo em um pilão dentes de alho e adicionando gemas de ovo, suco de limão, sal, pimenta branca e óleo em fio, exatamente como na preparação tradicional da maionese.

O aioli é geralmente usado para acompanhar peixe, verduras cozidas, carne grelhada e ovos cozidos.

INGREDIENTES
Alho 4 dentes - grandes
Óleo de amendoim 300 ml
Sal fino quanto baste
Suco de limão 1 colher - coado
Pimenta branca quanto baste
Gemas 3 - (dos quais 1 cozido)

Preparação

Cozinhe um ovo até ficar duro e depois retire a gema.
Coloque em um pilão os dentes de alho picados e sem o germe interno e amasse-os junto com o sal.

Coloque tudo em um liquidificador, adicionando as gemas frescas: bata e adicione o óleo em fio até formar um creme denso. Neste ponto, pare o liquidificador e adicione 1 colher de sopa de suco de limão e a gema dura esfarelada; volte a bater por alguns segundos, depois salgue, tempere com pimenta e ajuste o sal se necessário (ou adicione mais suco de limão, se desejar).

Agora o seu molho aioli está pronto: coloque-o em uma tigela ou pote de vidro e conserve-o coberto na geladeira por até sete dias.

Conselho

Para que o molho aioli fique perfeito, você deve usar ovos e óleo em temperatura ambiente; se o molho desandar, você deve retirá-lo do recipiente (ou liquidificador) e substituí-lo por uma nova gema, com a qual deve recomeçar a preparação, usando pouco óleo. Depois, você pode adicionar o molho anterior ao novo (em pequenas doses).

Se você quiser tornar este molho mais denso, pode bater junto aos outros ingredientes uma pequena batata cozida, ou miolo de pão amanhecido esfarelado. Para tornar o aioli mais líquido, você pode adicionar um pouco de água quente.

Uma variação do aioli é preparar o molho sem gemas de ovo; neste caso, você pode adicionar uma batata cozida como substituto.

Curiosidade

Na Provença, o aioli é considerado um símbolo não apenas gastronômico, mas também cultural, representando sua terra; foi até mesmo celebrado pelo poeta francês Frédèric Mistral, tanto que em 1891, ele fundou um jornal ao qual deu o nome de Aioli.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.