Almôndegas com cogumelos

/5

APRESENTAÇÃO

De carne, vegetarianas, fritas ou cozidas no Almôndegas com molho, gostamos de almôndegas em todas as suas deliciosas variações. Com estas almôndegas de cogumelos, propomos uma versão deliciosamente outonal, à base de cogumelos pleurotus e linguiça. Uma vez douradas na frigideira, as almôndegas são mergulhadas em um simples molho de tomate com manjericão que as tornará ainda mais apetitosas. Então não se esqueça de servir à mesa uma generosa cesta de pão e também um bom vinho tinto, para acompanhar da melhor forma estes deliciosos petiscos!

Para outras almôndegas alternativas, descubra também as de lentilha ou de legumes!

INGREDIENTES

Ingredientes para 20 almôndegas de cogumelos
Cogumelos ostra ou cogumelos ostra (Pleurotus) 250 g
Grana Padano DOP 85 g
Farinha de rosca 85 g
Ovos 47 g
Salsicha 300 g
Tomilho 3 raminhos
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
para o molho
Passata de tomate 500 g
Manjericão 4 folhas
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar as almôndegas de cogumelos, comece limpando os cogumelos pleurotus: elimine a base do talo que está mais terrosa, depois com um pincel ou um pano, elimine eventuais resíduos de sujeira 1. Corte os cogumelos em cubinhos pequenos 2. Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite com o alho 3.

Adicione os cogumelos 4 e cozinhe por cerca de 4-5 minutos em fogo baixo, salgue, apimente e tempere com as folhinhas de tomilho 5. Após o tempo de cozimento, retire o alho 6 e deixe esfriar.

Enquanto isso, prepare o molho: em uma panela aqueça um fio de azeite com o dente de alho. Despeje o molho de tomate 7, adicione as folhas de manjericão 8, salgue e cozinhe em fogo baixo, coberto com a tampa 9.

Agora, retire a pele da linguiça e coloque-a em uma tigela, adicione também os cogumelos cozidos 10, o queijo ralado 11, a farinha de rosca 12,

o ovo 13 e algumas folhinhas de tomilho 14. Misture com as mãos para integrar tudo. Pegue cerca de 30 g da massa e forme uma almôndega 15.

Com estas quantidades, você obterá cerca de 20 almôndegas, coloque-as uma a uma em uma bandeja 16. Em uma frigideira antiaderente, aqueça um fio de azeite 17 e doure as almôndegas para selá-las 18.

Cozinhe de ambos os lados para dourá-las 19. Enquanto isso, o molho estará pronto, retire o dente de alho 20. Pegue delicadamente uma almôndega 21 com uma colher ou espátula.

Transfira-a para a panela com o molho 22. Neste momento, não use colheres de madeira, mas agite a panela para integrar bem as almôndegas com o molho, assim não se desmancharão. Cozinhe por 4-5 minutos em fogo baixo 23. As almôndegas com cogumelos estão prontas para serem degustadas 24.

Conservação

Você pode conservar as almôndegas na geladeira cobertas com filme plástico por 2-3 dias. Você também pode congelá-las tanto cozidas quanto cruas: neste caso, porém, é muito importante que os ingredientes sejam fresquíssimos e não descongelados.

Conselho

Como alternativa ao cozimento no molho, você pode tentar fritar as almôndegas empanando-as primeiro com ovo e farinha de rosca; assim obterá uma variação deliciosa, perfeita para oferecer em um aperitivo!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.